Internacionalistas

Crédito: Denise Xavier
Internacionalistas
Sessão especial em homenagem ao profissional de Relações Internacionais
A Assembleia Legislativa homenageou profissionais de Relações Internacionais por iniciativa do deputado Simeyzon Silveira. A solenidade teve lugar no Plenário, na noite desta terça-feira, 26.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite desta terça-feira, 26, no Plenário Getulino Artiaga, sessão especial extraordinária em homenagem ao profissional de Relações Internacionais. A proposta partiu do deputado Simeyzon Silveira (PSC), que presidiu a solenidade.

“Sabemos que vivemos em um mundo globalizado e o saber se relacionar e construir pontes entre continentes é vital para o desenvolvimento de qualquer estado e país”, disse o parlamentar.

Ele destaca que é o contexto de diálogo e intercâmbio promovido por esses profissionais que possibilita ao setor público e privado de construirem elos de desenvolvimento, seja econômico, social, ambiental. E na formatação de políticas públicas eficazes conforme critérios internacionais.

Simeyzon elucida que foi justamente o relacionamento buscado com várias frentes, áreas e continentes que alavancou a concretização do Programa Goiás Solar. A iniciativa, que busca avanços para matrizes de energia elétrica complementares para o Estado, foi fomentada por meio de discussões permanentes realizadas pelo Fórum do Setor Energético, criado e presidido por ele na Assembleia Legislativa.

“Eu quero, aqui, reconhecer que o profissional de Relações Internacionais é, hoje, acima de tudo, um agente de construção de novas perspectivas na consolidação de desenvolvimento sustentável no que é hoje o mundo globalizado. Esta Casa de Leis reconhece o trabalho e a importância não só profissional, mas estratégica destes”.

Agradecimento

O Diretor administrativo do Instituto Americano de Desenvolvimento e Relações Internacionais, Marcelo Gomes, discursou na tribuna em nome dos homenageados. “Hoje, dia 26 de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Relações Internacionais, também conhecidos como internacionalistas”, disse na sessão especial desta terça-feira.

O homenageado afirma que o campo de atuação destes profissionais é bastante interessante e, ao mesmo tempo, desafiador. “O mundo e toda a sua complexidade constituem o objeto de estudo e análise desta categoria. Juntamente com a elevada complexidade, um elevado grau de relevância deve ser creditado a esses profissionais, uma vez que, para compreender com precisão o que acontece no Brasil, é preciso desvendar o que acontece no contexto internacional e de que forma as dinâmicas globais impactam e influenciam as dinâmicas internas”, elucidou.

Marcelo Gomes destacou, ainda, que são os profissionais de relações internacionais que simbolizam a categoria que será responsável por transformar todo o interesse internacional pelo Brasil - potencializado pela realização da Rio+20, da Copa do Mundo e das Olimpíadas - em ações concretas e resultados pragmáticos.

“A missão engloba preparar o setor produtivo nacional para atuar no mercado global, elaborar e gerenciar projetos internacionais ligados ao terceiro setor, apoiar o governo em níveis federal, estadual e municipal, na busca por soluções econômicas, sociais e de infraestrutura, além de internacionalizar as universidades brasileiras, fomentando o intercâmbio científico acadêmico”, finalizou.

Também em agradecimento, o presidente da Câmara de Comércio Exterior e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (Acieg), Leopoldo Veiga Jardim Filho, fez seu discurso. Ele, que também é cônsul honorário da Turquia em Goiás, ressaltou a atuação parlamentar do deputado Simeyzon Silveira, que é presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa.

“Quero fazer um agradecimento especial ao deputado Simeyzon, que tem demonstrado uma atenção ímpar, não apenas aos profissionais de Relações Internacionais que motivam essa merecida sessão especial, mas também às relações comerciais bilaterais, que têm feito Goiás se destacar no cenário do comércio exterior. Como membro da Acieg, tive recentemente a companhia do deputado em eventos diplomáticos de fundamental importância para o nosso Estado, como as visitas dos embaixadores da Áustria, da Turquia, de Israel, Tailândia, entre outros”, colocou.

Sobre os internacionalistas, Leopoldo Veiga Jardim disse não conseguir vislumbrar profissionais mais aptos a desenvolver as expertises necessárias a um futuro que já é iminente. “Somemte eles possuem a capacidade de enxergar, de forma sistêmica e coordenada, as necessidades que aumentam e surgem, em novas roupagens, na medida em que o desenvolvimento consolida sua evolução”, elucidou.

Os homenageados

Thiago André Bolzan Catelan

Vander Finotti Bosco

Mesa da solenidade

A mesa da solenidade foi composta pelo deputado Simeyzon Silveira (PSC); o deputado Lissauer Vieira (PSB), presente para compartilhar a presidência da sessão; representando a Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Lucas Kitão (PSL); o presidente da Câmara de Comércio Exterior e da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (Acieg) e também cônsul honorário da Turquia em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim Filho; o diretor executivo do Observatório de Democracias do Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), Alexandre Andreatta.

E, ainda: o superintendente de Turismo e Relações Internacioanis da prefeitura de Aparecida de Goiânia, Guido Marco Brem; o coordenador do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), professor Danillo Alarcon; e os representantes da Federação das Indústrias (Fieg), Plínio César Viana; da Secretaria Estadual de Governo, Michel Magul; da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Goiânia, Fabiana Fagundes. E também da Secretaria Estadual de Educação, professora Jacqueline Cunha.