Ícone alego digital Ícone alego digital

CCA estreita parceria com Conselho Tutelar de São Luís de Montes Belos

05 de Outubro de 2017 às 11:12
Crédito: Sergio Rocha
CCA estreita parceria com Conselho Tutelar de São Luís de Montes Belos
Comissão da Criança e Adolescente em São Luis dos Montes Belos, Córrego do Ouro e Fazenda Nova

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (PSDB) presidiu reunião na manhã desta quinta-feira, no Conselho Tutelar de São Luís de Montes Belos. Além dos cinco conselheiros tutelares, participou do encontro a primeira-dama Nádma Melo, que representou o prefeito Major Eldecirio da Silva.

Carlos Antonio vistoriou a estrutura física da sede onde o Conselho Tutelar funciona há dois anos: com recepção e três salas de atendimento. E comemorou o fato do órgão ter recebido o Kit Conselho e contar, hoje, com um carro ano 2014, três computadores e impressora funcionando com qualidade. O deputado constatou que o salário dos conselheiros está regulamentado, ou seja, foi equiparado a um cargo do organograma da prefeitura. E mais: que o conselheiro tutelar com curso superior recebe 60% de abono salarial.

Apesar da boa sede em que está o Conselho está instalado há dois anos, ela tem restrição de estar em prédio da prefeitura que abriga outros órgãos municipais. Carlos Antonio ficou de ajudar na construção de uma sede própria e fez compromisso de se a sede não estiver pronta até março, vai empenhar em abril emenda parlamentar de R$ 200 mil para edificação do prédio.

O deputado ficou sabendo que os casos de abuso sexual no município preocupam muito os conselheiros tutelares, e se prontificou a estreitar a parceira da CCA da Alego com o Conselho Tutelar com vistas a apurar mais rapidamente os casos mais graves para a devida punição dos responsáveis. Diante da mororidade da Justiça em julgar alguns processos, Carlos Antonio assumiu compromisso de fazer intermediação para melhorar, também, essa situação. Outros casos registrados com frequência pelo Conselho Tutelar de São Luís de Montes Belos são de evasão escolar e indisciplina familiar.

Carlos Antonio fez orientações objetivando contribuir para melhor desempenho do papel constitucional dos conselheiros tutelares. E falou da importância da prefeitura contratar um motorista para o Conselho.

Além dos cinco conselheiros tutelares do município – Wilmar David Ferreira (presidente), Ludmilla Ferreira Pires, Mark Lean Moreira Soares, Jubes de Paula Machado e Daniel Henrique Silva – participaram da reunião: Nádma Melo, secretária de Saúde e primeira-dama do município; Mariney Alves da Silva, secretária de Assistência Social; Samuel Martins Azevedo, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Também participam as coordenadoras do CREAS (Eunice Nilda da Cruz) e do CRAS, Aricelma (Selma) Alves de Sousa.

De São Luís de Montes Belos, o deputado Carlos Antonio e equipe seguiram para Córrego do Ouro, onde faz reunião no Conselho Tutelar local, às 11h30. E conclui a agenda de visitas. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.