Aprovada pela CCJ cota para idosos em universidades mantidas pelo Estado de Goiás
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou, na tarde desta quinta-feira, 1º, o parecer favorável do deputado Lissauer Vieira (PSB) ao projeto de lei nº 3537/17, de autoria de Diego Sorgatto (PSB). A matéria propõe cota específica para idosos nas instituições de ensino superior vinculadas ou mantidas pelo Governo do Estado de Goiás.
De acordo com o artigo 1º da proposição, “as instituições estaduais de educação superior vinculadas ao Governo de Goiás, ou que sejam por ele mantidas, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo de 5% das suas vagas para estudantes com idade igual ou acima de 60 anos, que não possuam nenhuma graduação em qualquer curso superior, em nível de bacharelado ou de tecnólogo”.
Diego Sorgatto defende a importância do conteúdo da propositura, com o argumento de que vai contribuir "para retirar os idosos do isolamento e trazê-los para o interior de uma das instituições mais dinâmicas do mundo atual". Além disso, ele afirma que será uma forma de retribuição por todos os serviços prestados pelos idosos para o Estado de Goiás.
“Este projeto de lei busca retribuir tudo o que os idosos deram a Goiás. Com isso, não só os idosos serão valorizados, mas também a sociedade e a própria universidade, que passará a contar com a inestimável contribuição da sua experiência”, finalizou.