Criança e adolescente

A Comissão da Criança e Adolescente (CCA) deu prosseguimento, nessa quinta-feira, 1º, a visitas que vem realizando aos municípios goianos, para analisar a situação enfrentada pelos Conselhos Tutelares locais e aferir as principais demandas de cada um deles. Dessa vez, as cidades visitadas foram Caiapônia, Piranhas, Bom Jardim de Goiás e Arenópolis.
Nos quatros municípios visitados, o presidente da Comissão, deputado Carlos Antonio (PSDB), colocou o gabinete dele na Assembleia Legislativa à disposição dos conselheiros não apenas para tratar de questões relacionadas a garantias de direitos de criança e adolescente, mas, também, para ajudá-los em questões sociais.
A primeira cidade visitada foi Caiapônia, na sede do próprio Conselho, localizado na Avenida Américo Fernandes. Carlos Antonio destacou que entre as principais reivindicações dos conselheiros estão melhorias na estrutura física. Ele se comprometeu a buscar capacitação dos conselheiros. Além dos cinco conselheiros tutelares do município — Ivanete Ferreira dos Santos Carvalho, Lourival José Duarte, Elisa Timóteo Monteiro, Sinval França Barbosa e Cláudia Cândida Fernandes —, participaram da reunião assistentes sociais e os vereadores Benjamim (PR), Delvaci Oliveira (PP), Jamilton Moraes (PDT) e José Bernardes (MDB).
Piranhas
A segunda reunião da CCA ocorreu no município de Piranhas, na sede da Prefeitura. O parlamentar abordou que é de suma importância o Conselho Tutelar obter uma sede própria para desenvolver um trabalho de melhor qualidade à população. Carlos Antonio também pediu que o prefeito, através de sua assessoria jurídica, possa buscar o fundo de investimento onde, segundo ele, as prefeituras recebem verbas para investir nos conselhos tutelares, o que permitirá investir na melhoria de infraestrutura.
O prefeito Eric de Melo Silveira (PP) parabenizou o deputado pela visita, destacando que até o final de seu mandato irá beneficiar o Conselho Tutelar com a sede própria. “É preciso cuidar dos jovens e investirmos neles. A juventude é o futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Além da presidente do Conselho, Geane Silva de Oliveira Claudino, e dos conselheiros tutelares Abelárdia Silva Gonçalves, Raquel Alves de Sousa Nunes e a conselheira substituta Lucivânia Correia de Almeida, participaram da reunião o prefeito Eric e o vereador Jhonantam Apolinário (PPS).
Bom Jardim
Em Bom Jardim de Goiás, Carlos Antonio reuniu-se com os conselheiros tutelares na Câmara de Vereadores. O deputado frisou que a causa da criança e do adolescente tem que ser maior do que qualquer interesse individual. “Se quisermos uma sociedade melhor, não será através da construção de presídios. Educar nossas crianças com qualidade é que nos dará um futuro melhor”, afirmou.
A presidente do Conselho Tutelar, Nailda Marques, frisou que dentre as principais dificuldades enfrentadas está a falta de uma sede própria.” Nós compartilhamos a sede com o pessoal do IBGE, é somente um banheiro pra ambos os órgãos. Compartilhamos internet, além de não termos telefone próprio nem motorista. O ponto positivo é que a Polícia Militar nos dá um suporte bastante positivo em relação ao trabalho que realizamos”, informou.
Carlos Antonio reuniu-se com as conselheiras Nailda Marques de Araújo, Valdivina Roberta das Dores, Cleonice Tosa de Oliveira Marques, Marta Regina Gonçalves e Glaucelha Desman Santana. Em seguida, chegaram durante a reunião os vereadores Adalberto Marcio Mendoça de Brito (PP), Jhoner Márcio (MDB), Sérgio Ricardo Bueno Araújo (MDB), Gildásio Camilo (MDB), Luiz Marcus (DEM), Márcio Mendonça (PP) e o vice–prefeito Leonidas Albano (PR).
Arenópolis
A última cidade a ser visitada pela Comissão da Criança e do Adolescente foi Arenópolis, na região Noroeste do Estado. Carlos Antonio orientou os conselheiros tutelares com vistas ao melhor desempenho do papel constitucional deles e conversou com o prefeito a respeito do que ele poderia auxiliar os conselheiros. “É preciso que os municípios nos ajudem com a área para a construção da nova sede, em contrapartida, iremos ajudar na questão das obras”, afirmou o parlamentar.