Conselhos Tutelares
Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (PSDB) realizou nessa quinta-feira, 22, visitas técnicas aos Conselhos Tutelares dos municípios de Paraúna, Jandaia, Indiara e Cezarina, na região Sul do Estado de Goiás.
“Constatamos precariedades no Conselho Tutelar de Cezarina, mas, em compensação vimos in loco o excelente trabalho que se realiza, em Jandaia, com o apoio da prefeita Milena Pereira (MDB)”, ressaltou Carlos Antonio.
A primeira visita técnica foi ao Conselho Tutelar de Paraúna, onde o deputado assumiu compromisso de fortalecer parcerias com o órgão, objetivando a realização de trabalho cada vez mais profícuo em defesa dos direitos de crianças e adolescentes no município. Carlos Antonio vai destinar uma ambulância para transporte preferencial de crianças e adolescentes, bem como emenda parlamentar da sua cota individual para construção de sede própria para o Conselho Tutelar, que funciona num local de difícil acesso às pessoas.
Além dos conselheiros tutelares – Rosilda Viega (presidente), Eliane Aparecida Teodoro, Delma de Souza, Simone Ribeiro e Terezinha Moraes – participaram da reunião: Tássara Perla, primeira-dama; Marilda Aparecida da Silva, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Eliene Gonçalves, coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei); Luciana Fleury, diretora da Escola Municipal Ana Lemes; pastora Zilma, coordenadora do Criança Feliz; vereador Fernando Padeiro (PRB), Arlete Gomes, assistente social; Renata Duarte, psicóloga do Creas; e Juliana Queiroz, do Cras.
A segunda visita foi ao Conselho Tutelar de Jandaia, onde o parlamentar se disse encantado com o trabalho realizado ali, sobretudo com a parceria com a creche municipal, que atende a toda demanda do município. Carlos Antonio fez compromisso de destinar uma ambulância para o município para transporte preferencial de criança e adolescente, bem como de ajudar na aquisição de equipagem para o Conselho Tutelar, no cadastro família acolhedora, na criação de programas sociais que envolvam a população infanto-juvenil e na promoção de cursos de formação e capacitação dos profissionais da rede de atendimento, bem como criação de programas de apoio as famílias necessitadas no município.
Além dos conselheiros tutelares – Paulo Gomes (presidente), Ana Paula Alves, Maria Aparecida Campos, Lenir Chaves, Vanessa Paula da Silva e Ediane Tavares – participaram do encontro com o deputado as seguintes autoridades: Milena Pereira Lopes, prefeita municipal; Douglas Alves de Oliveira, secretário da Saúde; Nidiane de Assis Silva, presidente do CMDCA; e o cidadão Maratona, que comanda equipe de crianças no futebol.
Em Indiara, terceiro Conselho Tutelar a ser visitado, Carlos Antonio assumiu compromisso de apresentar emenda para construção de sede modelo para o órgão municipal, que está funcionando ao lado do presídio, onde presos já desligaram o ar condicionado do prédio, bem como apontaram armas para conselheiros tutelares. Enfim, o deputado fortaleceu parceria com o Conselho na apuração de casos de abuso sexual, drogas, entre outros.
Além dos conselheiros tutelares - Luiz Fernando Batista (presidente), Maria Helena Teles, Luciana Marques, Michel Constant, Djalma Batista, Elen Daiane Cavalcante – participaram do encontro: Oscar Borges Melo, presidente do CMDCA; primeira-dama, Terezinha Lourdes; presidente da Câmara Municipal, pastor Wagner César, que foi conselheiro tutelar por oito anos; e representantes do CRAS e CAPS.
Em Cezarina, o deputado fez a última visita do dia e, inicialmente, ficou preocupado com a situação do Conselho Tutelar, que nem tem banheiro. Mas as conselheiras tutelares ponderaram que o prefeito Frankinho já está reformando a antiga sede do órgão, para retorná-lo para lá até o final deste mês. Carlos Antonio assumiu compromisso de apresentar emenda para construção de sede modelo para o Conselho Tutelar de Cezarina, bem como de fazer gestões para que saia logo o Kit Conselho, enfim acertaram parcerias que deixaram as cinco conselheiras tutelares do município motivadas para seguir trabalhando.
Participaram da reunião com o deputado: Cleibia Pereira da Silva (presidente), Sônia Cristina Ribeiro, Cintia Mendes da Cruz, Maria de Alcântara Rezende e Zeila Adriana Pereira Cardoso, conselheiras tutelares; Hugo Franco, secretário do prefeito municipal; Egiane Pereira, secretária da Primeira Dama na área social do município; e vereador Francisco Titico, que ficou de agilizar aprovação do projeto de doação de área. Carlos Antonio ainda fez orientações sobre o Fundo Municipal da Criança e Adolescente, bem como sobre a parceria em uma Casa de Passagem.
Carlos Antonio já tem novas visitas técnicas agendadas para os municípios de Piracanjuba, Cristianópolis, Bela Vista, Nerópolis, Brazabrantes e Goianira. Já foram visitados 230 Conselhos Tutelares, sendo que alguns deles por mais de duas vezes. Ele espera visitar os Conselhos Tutelares dos 246 municípios goianos.