Aberta sessão solene de entrega de Título de Cidadania para advogado libanês
O deputado Luis Cesar Bueno (PT) declarou aberta a sessão extraordinária especial de entrega de Título de Cidadão Goiano ao advogado e professor de história Habib Tamer Elias Merhi Badião, que é libanês de nascimento. A solenidade tem lugar no Plenário Getulino Artiaga, na noite desta terça-feira, 10. A iniciativa é do deputado Helio de Sousa (PSDB).
Fazem parte da Mesa dos trabalhos o homenageado com o Titulo de Cidadão Goiano, Habib Tamer Elias Merhi Badião; o juiz de Direito, Avenir Passos de Oliveira; o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás, Luciano Hanna; o presidente da Liga Cultural Gibran Khalil Gibran, Sassine Ibrahim Chehoud e assessor técnico da Secretaria de Estado de Governo, Jorge Khalil.
O início da sessão foi marcado pela execução do Hino Nacional.
Homenageado
Habib Tamer Elias Merhi Badião, brasileiro naturalizado, divorciado, advogado, nascido em Kântara, República do Líbano em 1° de setembro de 1951, residente e domiciliado nesta Capital. Em 1952, Habib Tamer Elias Merhi Badião, juntamente com sua mãe e irmãos mudaram-se para o Brasil para juntar-se ao pai que já estava no país havia um ano.
Ao chegarem no Brasil, seguiram para a cidade goiana de Inhumas, onde a mãe cuidava dos filhos em casa e o pai tocava uma mercearia. Eles viveram por dois anos em Inhumas e em 1954 mudaram-se para Goiânia devido ao comércio promissor do bairro de Campinas, onde a família se instalou. Habib Tamer Elias Merhi começou a trabalhar desde cedo. Seu primeiro emprego, aos 8 anos, foi de feirante, ajudando seus pais a vender roupas prontas que vinham de São Paulo. Ele estudava e trabalhava.
Aos 16 anos, começou a dar aulas de ciências em vários colégios, conciliando a profissão de professor com a de feirante. Nas salas de aula, Habib se viu limitado ao falar sobre Moral e Cívica por ter a ficha suja no antigo Departamento de Ordem Pública e Social (Dops). Assim, começou a utilizar o apelido Badião, até que os militares descobrissem seu verdadeiro nome, não podendo tirar seu atestado de idoneidade política. Por esse motivo, decidiu cursar o curso de Direito na Pontifícia Universidade de Goiás (PUC Goiás), com o desejo de mudar o Brasil, e em busca de sua liberdade. Formou-se em 1977, e fundou seu escritório próprio voltado ao Direito Tributário e Financeiro.
Badião é o representante social do Líbano no brasil, como presidente da Confederação Nacional das Entidades Libano-Brasileiras (Confelibra).