22ª Conferência da Unale
Quatro deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) viajaram até a cidade de Gramado (RS), onde participam, desde quarta-feira, da 22ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais. O encontro, realizado anualmente pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), tem por objetivo facilitar a interlocução entre as 27 Casas Legislativas estaduais e estimular o debate sobre importantes temas das agendas regionais e nacionais.
Os deputados Álvaro Guimarães (DEM) e Júlio da Retífica (PTB) afirmaram estar inspirados com as ideias surgidas e debatidas no evento. Experiências de outros estados e parlamentos os levarão de volta à Goiás com novas propostas de melhorias.
O deputado Carlos Antonio (PTB), que na Alego preside a Comissão da Criança e Adolescente, acumula também a função de presidente da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria), movimento que luta pelo respeito aos direitos dos menores em todo Brasil. Este ano a Fenacria reúne-se em concomitância com a Conferência da Unale, para conversar sobre trabalho infantil e pensar políticas públicas para combatê-lo.
Na quarta-feira, 9, o parlamentar assistiu às primeiras palestras e debates. Ele destacou a importância das discussões, por “apresentar soluções para os problemas que ocorrem com nossas crianças e adolescentes de Goiás”.
O deputado Lissauer Vieira (PSB), que também prestigia a conferência, participou de debate realizado pela Rádio Bandeirantes nesta quinta-feira, 10. Atuante no que tange à agroindústria e ao agronegócio, o parlamentar explicou como ambos auxiliaram o Brasil a recuperar-se da crise econômica dos últimos anos. Ele ainda destacou feitos do ex-governador Marconi Perillo, como a reforma administrativa, que evitou com que Goiás sofresse os efeitos da crise como outros estados.
Municipalista, Lissauer falou também sobre a importância de revisão do pacto federativo, de modo a fortalecer os municípios. Ao parlamentar, incomoda o fato da maior parte das arrecadações ser enviada à União, para depois serem repassadas às prefeituras. Por fim ele tratou de temas relativos à reforma política e tributária, e destacou a importância dos cidadãos de participarem das decisões políticas.
A 22ª Conferência Nacional da Unale, aberta na quarta-feira, está sendo sediada no Centro de Eventos de Gramado, da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS). O encerramento se dará na noite de sexta-feira, com posse da nova diretoria para o biênio 2018/2019. Na grade de programação estão previstos painéis sobre o engajamento da juventude na política; gestão e controle de gastos públicos; governança; arrecadação estadual; mídias sociais e fake news, entre outros.
Durante os três dias, 20 eventos simultâneos também ocorrerão na cidade. Encontros da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE), da Associação Nacional dos Procuradores de Assembleias Legislativas (ANPAL) e da União dos Vereadores do Brasil (UVB), por exemplo, estão previstos.