Dia do Zootecnista

O Dia do Zootecnista foi comemorado na Assembleia Legislativa com sessão especial que concedeu certificados de mérito a 19 profissionais da área. Por iniciativa do deputado Dr. Antonio (DEM), em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), entidade que representa a categoria, a solenidade foi realizada em Plenário, na noite desta quinta-feira, 10.
A homenagem foi destinada a todos os profissionais que se dedicam, em Goiás, a buscar estratégias para qualificar e potencializar a produção animal. A profissão, que comemora 50 anos em 2018, foi oficialmente regularizada no País pela Lei nº 5.550, promulgada em 4 de dezembro de 1968. Segundo dados fornecidos pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, que representam a categoria, existem atualmente no Brasil cerca de 8 mil zootecnistas atuantes e 15 mil inscritos.
Dentre as presenças de destaque foram citados Olízio Claudino da Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás; Elis Aparecido Bento, presidente da Comissão Estadual de Zootecnia e Ensino do Conselho Regional de Madicina Veterinária do Estado de Goiás; além do professor Dr. Marlus Castanheira, coordenador do curso de zootecnia da PUC Goiás.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo Sexteto 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Goiânia, o parlamentar democrata iniciou seu discurso, parabenizando os homenageados e disse reconhecer a importância do serviço prestado pela categoria.
"O zootecnista contribui para desenvolvimento científico e agrário, impulsionando o agronegócio brasileiro. Espero que vocês continuem lutando em prol da originalidade da sua profissão", comentou Dr. Antonio.
Agradecimento
O zootecnista Bruno de Souza Mariano foi um dos 19 homenageados e falou em nome dos demais colegas que receberam certificados no evento.
"Todos os homenageados refletem, com muito louvor, a grandeza dos zootecnistas do Estado. Dotados de visão ética e política, promovem o desenvolvimento e bem estar a partir do melhoramento de alimentos que servem à população. Lutam para produzir muito em pouco tempo e com baixo custo. Primam pela proteção animal e ambiental", defendeu.
A homenagem é destinada a todos os profissionais que se dedicam, em Goiás, a buscar estratégias para qualificar e potencializar a produção animal. A profissão, que comemora 50 anos em 2018, foi oficialmente regularizada no País pela Lei nº 5.550, promulgada em 4 de dezembro de 1968. Segundo dados fornecidos pelos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária, que representam a categoria, existem atualmente no Brasil cerca de 8 mil zootecnistas atuantes e 15 mil inscritos.
Dia do Zootecnista
A data em que se comemora o Dia do Zootecnista faz alusão à aula inaugural do primeiro curso de Zootecnia do Brasil. A aula foi ministrada no 13 de maio de 1966 em curso ofertado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), da cidade gaúcha de Uruguaiana. Segundo o Ministério da Educação, existem atualmente mais de 90 cursos de zootecnia em diversos centros universitários públicos e privados do país.
A fim de promover o reconhecimento da importância da profissão no desenvolvimento das atividades agropecuárias, a Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) lançou, neste mês, a campanha “Tecnologia que gera ganho de produtividade, bem-estar animal e desenvolvimento sustentável. Isso é trabalho do zootecnista”. A ação conta com quatro peças publicitárias, que associam ditados populares à atividade profissional, principalmente na produção animal. “Se a gente não cuida, você quem paga o pato”; “Se a gente não cuida, a porca torce o rabo”; “Se a gente não cuida, a vaca vai pro brejo” e “Se a gente não cuida, dá zebra” são os motes da campanha.
Homenageados
Homenageados
Alessandra Gimenez Mascarenhas
Bruno de Souza Mariano
Elis Aparecido Bento
Fabrício Estrela Mendonça
Gabriela Riald Iskandar
Gustavo Silva Milanez Moreira
Isaque Godinho Lopes
Karina Ludovico de Almeida Martinez Lopes
Marcelo Luíz Rodrigues de Sousa
Maria Madalena da Silva Menezes
Marlos Castanheira
Naara Franklina de Castro
Paulo Roberto Silveira Filho
Priscila Pereira do Nascimento
Renato Tângari Dib
Rodrigo Medeiros da Silva
Sandro de Castro Santos
Sebastião Losi Junior
Verônica Auxiliadora Alves