Radiologia
Profissionais da Radiologia foram agraciados com honrarias em sessão especial, na noite desta quarta-feira, 30. Por iniciativa do deputado Bruno Peixoto (MDB), a Assembleia Legislativa concedeu o Título de Cidadão Goiano ao diretor-presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia dos Estados de Goiás e do Tocantins (CRTR) da 9° Região, Eduardo Lyra. Outros 60 profissionais da área foram agraciados com Diplomas de Honra ao Mérito no Plenário Getulino Artiaga da Alego.
Além do deputado, que assumiu a presidência dos trabalhos, e do referido homenageado, compuseram ainda a Mesa da solenidade: Cairo Maron, representando o prefeito de Goiânia, Íris Resende; Elizabete Jorge da Mata Xavier, diretora-secretária do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 9° Região; e o diretor do Sindlojas, Rubens Kirstein Jr.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, Bruno Peixoto ocupou a tribuna para destacar a importância da categoria, que muitas vezes não é vista por aqueles que acessam os serviços de Saúde do Estado.
“São cidadãos de carreira indelével, baseada na ética. Exercem sua profissão sem esquecer-se do exercício da cidadania. Estes homenageados compõem um seleto grupo de profissionais que contribuem para o fortalecimento da saúde em nosso Estado. Em cada imagem e radiografia está impresso o trabalho de qualidade desses profissionais que, literalmente, dedicam a vida para servir ao próximo. Porque todos nós sabemos do risco do rádio, em especial nós goianos e goianienses por conta do Césio 137”, salientou o parlamentar.
Agradecimentos
Segunda a discursar na sessão solene extraordinária que homenageia profissionais da Radiologia, a diretora-secretária do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 9° Região, Elizabete Jorge da Mata Xavier, enalteceu o trabalho prestado pelos colegas de profissão.
“Sei perfeitamente o quanto a nossa profissão é valiosa e árdua e o quanto nos traz felicidade. Sei que vocês sabem o quão importante foi a decisão que tomaram quando decidiram fazer Radiologia. O amor e o respeito à vida e aos nossos pacientes é algo que aprendemos desde a faculdade. Quando vocês colocarem esse certificado que receberam na parede, passem sempre por ele e lembrem-se o quanto são importantes”, orientou.
Último a se pronunciar, o diretor-presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 9° Região, Eduardo Vieira Lyra lembrou seu histórico de atuação no ramo e sua trajetória nesta Capital.
“A Radiologia está em todas as áreas, não só na médica, mas também na industrial, nos aeroportos e nas escolas. Sinto-me lisonjeado com a homenagem que recebo nesta cidade que escolhi há 30 anos. Não quero que aconteça nunca mais outro episódio como o do Césio-137. Se tivermos uma legislação forte este acidente não acontecerá nunca mais”, ressaltou.
Em seguida, solicitou que todos os homenageados se levantassem e dessem as mãos, quebrando o protocolo da Casa, para mostrar a união da categoria. O deputado Bruno Peixoto desceu da tribuna para participar do ato.