Semana do Meio Ambiente
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Cmarh), da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Henrique Arantes (PTB) realiza nesta terça-feira (5), às 18h, a abertura oficial do 3º Seminário de Atualidades em Meio Ambiente, no Auditório Costa Lima.
A proposta é discutir a "Emissão de Gases Poluentes em Goiânia" e a "Legislação da Água e seus pontos controversos", tendo como parcerias no debate a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) e a Prefeitura de Goiânia.
O evento também contará com o lançamento do ‘Prêmio Altamiro de Moura Pacheco de Preservação do Meio Ambiente’, para reconhecer ações de pessoas, empresas e instituições que contribuem com a valorização do meio ambiente em Goiás. A premiação, prevista para o segundo semestre, é divida em três categorias: Troféu Aroeira; Comenda Ipê e Comenda Araguaia.
De acordo com Henrique Arantes, “a premiação já está em sua 21ª edição e pela primeira vez contará com uma regulamentação oficial que ficará como um importante legado para as futuras gerações”, disse o presidente.
Na abertura oficial também estarão presentes o presidente da OAB, Lúcio Flávio; o vice-presidente da Cmarh, deputado Wagner Siqueira (MDB); representantes do Comando de Policiamento Ambiental de Goiânia e da Cooperativa de Reciclagem (Cooper Rama); além de autoridades municipais e estaduais.
A Semana do Meio Ambiente na Assembleia, entre os dias 5 e 7 de junho, terá exposição de animais taxidermizados ou em conservação em vidro, plantas desidratadas, demonstração de produtos artesanais feitos com materiais recicláveis e feira de alimentos orgânicos.
Dia do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente, em 5 de junho, foi uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), por ocasião da realização da Conferência de Meio Ambiente, por ela organizada e sediada em Estocolmo, em 1972. Trata-se de momento especialmente dedicado à reflexão sobre os problemas ambientais da atualidade e sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação dos recursos naturais.
Reaproveitando o lixo
Um dos expositores presentes na Assembleia Legislativa será o artista Marcus Vinícius Santos. A exposição conta com itens decorativos e de utilidades para casa. Todos os itens têm como base produtos reciclados que são transformados em lixeiras, porta-lápis, porta-sacolinhas, cestos para roupas e muitos outros.
Marcus Vinicius conta que seu interesse por reciclagem vem da infância. Na família sempre houve o interesse e o incentivo por reciclagem artesanal e a necessidade de reutilização do lixo, algo que foi se aprimorando com o tempo. Hoje ele trabalha com sua mulher, irmãs e sogra dentro do próprio apartamento para fabricar as peças. Há três anos ele começou a comercializar as peças.
Para Marcus, essa reutilização propõe a redução do lixo. “Faço reciclagem desde sempre, é algo que veio da minha família. A gente pega algo do lixo para se tornar útil”, diz.
O artesão, que também é editor de multimídia, afirma que trabalha com as peças por hobby e discute o preconceito que existe por materiais recicláveis. “Eu não vivo disso, é uma ideologia. Ainda existe muito preconceito por parte do consumidor. Quando se fala que a matéria-prima foi retirada do lixo o consumidor, muitas vezes, deixa de adquirir o produto.”
As peças, em sua maioria têm base de papelão, eram retiradas da rua após empresas fazerem o descarte. Hoje, após contatos com as empresas, Marcus assumiu o papel de fazer o recolhimento, diretamente nas empresas. As peças de Marcus estarão expostas na Semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 e 7 de junho.