Na tribuna, José Nelto critica aumento na taxa de esgoto cobrada pela Saneago
Segundo a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 5, o deputado José Nelto (Podemos) subiu à tribuna para fazer duras críticas ao atual governador José Eliton (PSDB), e também para manifestar seu repúdio ao aumento na taxa de esgoto cobrado que passará a ser cobrado pela Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).
Para ele, o atual governador de Goiás e candidato à reeleição pelo PSDB está seguindo os mesmos passos de seu “padrinho”, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). José Nelto afirmou, da tribuna, que Marconi “entrou para história como o rei dos impostos em Goiás”.
Durante seu discurso, o parlamentar ressaltou que recebeu uma denúncia de uma moradora que reside em seu bairro, referente ao aumento da taxa de tributação cobrada pela Sanego. “Ela recebeu em sua casa uma notificação dessa empresa, informando o aumento do percentual na taxa de esgoto de 80% para 100%, por ordem do Governador”.
O deputado destacou ainda que a partir desse comunicado todo o povo goiano que tem coleta de esgoto em sua casa, pagará um valor adicional em sua fatura. “Dinheiro esse que a dona de casa poderia usar para comprar pão para suas crianças”, lamentou. Para ele, esse dinheiro servirá apenas para tampar os buracos da corrupção que foram instaurados na empresa. “Em pleno período eleitoral, o Governador aumenta 20% das despesas do povo goiano. Esse é o Governo comandado pelo PSDB em nosso estado. A Saneago está literalmente quebrada, mas ainda assim será usada como instrumento de campanha eleitoral”.
Para finalizar, o parlamentar ressaltou que levará essa denúncia ao Ministério Público de Goiás (MP-GO) e entrará com uma ação na Justiça. Porém, lamentou que “no estado, tudo já está dominado, a não ser que haja uma denúncia dessa tribuna mostrando a verdade para o povo goiano". Disse que aqui cria-se taxas e penaliza-se o bolso do contribuinte, mas não há nenhuma ação da Justiça para frear essas decisões.