Francisco Oliveira enaltece a trajetória da gastrônoma Márcia Pinchemel
Após devolver a presidência da Mesa para o colega Daniel Messac (PTB), o deputado tucano Francisco Oliveira subiu à tribuna do Plenário da Casa de Leis para proferir discurso dedicado à gastrônoma baiana, Márcia Alves Pinchemel, que recebe na noite desta quinta-feira, 14,o Título de Cidadã Goiana.
A gastrônoma e chef de cozinha é radicada em Goiás desde 1973. Francisco Oliveira ressaltou sua contribuição para a gastronomia goiana. "Enaltece os sabores do Cerrado através de suas receitas, tornando conhecido o nome de Goiás em todo o País", destacou.
"É cidadã pirenopolina, que traz em seus pratos elementos fortes e tradicionais do Cerrado como o baru, pequi e buriti, ingredientes que fazem dela uma profissional renomada e tão premiada, sem deixar de lado suas raízes", disse.
Ao reverenciar Márcia, o parlamentar contou que, em 2008, Márcia recebeu o Título Honorífico de Cidadã de Pirenopolina, concedido pela Câmara Municipal de Pirenópolis, por iniciativa do vereador José Machado Filho. O parlamentar fez, ainda, um breve histórico sobre as experiências da gastrônoma em Goiás.
"Seu primeiro restaurante foi o Salad's, no final dos anos 80. Após 11 anos, possuiu o famoso Le Bristô, na cidade turística de Pirenópolis, que funcionou de abril de 2001 a abril de 2012. Em 2004, ela idealizou o festival gastronômico e cultural de Pirenópolis, o primeiro de alta gastronomia do Centro-Oeste", contou o peessedebista.
Ele lembrou que a homenageada também foi Chef Executiva de cozinha do restaurante Antônia Bistrô, em Goiânia, de setembro de 2013 a junho de 2015. E que, hoje, é assessora da Goiás Previdência, trabalhando na assessoria da Gerência de Análise e Informação.
"Suas habilidades na área da gastronomia incluem talentos como chef de cozinha, gerência, consultoria gastronômica, habilitação profissional para trabalhos em empresas de comércio, indústria e serviços de alimentação", ressaltou o parlamentar.
Além disso, Francisco destacou que Márcia é autora do livro intitulado “Frutos do Cerrado: Paixão, Aromas e Sabores”, lançado pela editora Kelps, em 2016. Ainda em 2016, o deputado contou que prestou homenagem à nova goiana. "Por sua contribuição e valorização da gastronomia goiana e por comemoração do Dia Estadual da Gastronomia Goiana, celebrado no dia 6 de maio, a Assembleia Legislativa de Goiás concede a ela a cidadania goiana, através do projeto de lei que apresentei nesta Casa, com muita alegria e estima", disse.
Ainda, enaltecendo o currículo da homenageada, Francisco Oliveira lembrou que, em 2008, Márcia foi eleita Chef Revelação do Centro-Oeste pela Revista Gula de Brasília. Em 2011, ministrou workshop com o tema: Cozinha da Terra para Super Chefs, no Rio de Janeiro, promovido pelo programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo.
Já em 2013, ressalta o deputado, "recebeu o Prêmio Ícone da Gastronomia Goiana pela jornalista Edna Gomes".
De acordo com o relato do parlamentar, em 2014, ela foi contemplada com o prêmio nacional Dólmã-Goiás, pelo grupo Conforto Gastronômico em Recife. "Em 2014 e 2015, recebeu ainda o Prêmio Chef do Ano pela revista Veja. Ainda em 2015, recebeu o 4º prêmio mais admirado da gastronomia em Goiás, pelos jornalistas José Guilherme Schan e Iuri Gondim", sustentou.
Francisco Oliveira acrescentou que, por todos os motivos tratados em seu discurso, ele sente-se honrado em prestar homenagem Márcia Pinchemel, concedendo-lhe o Título de Cidadania Goiana. "Sua trajetória de sucesso e dedicação ímpar, em prol da gastronomia de qualidade, eleva o nome de Goiás para todo o Brasil".
Por fim, o parlamentar colocou-se à disposição do segmento de Gastronomia para apresentar propostas na Casa de Leis que valorizem a tradição e cultura gastronômica goiana.