Homenagens
O Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa foi palco da sessão especial para entrega do Título Honorífico de Cidadão Goiano e da Medalha de Honra ao Mérito Pedro Ludovico Teixeira a diversos cidadãos que têm contribuições para o desenvolvimento do Estado de Goiás. De iniciativa dos deputados Daniel Messac (PTB) e Francisco Oliveira (PSDB), a solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira, 14.
Mesa da solenidade
Na presidência da Mesa dos trabalhos estava o deputado Daniel Messac. Ao lado dele, Antônio José Gavino Paixão, advogado natural de Portugal; o delegado da Polícia Civil, Hellynton Carlos Miranda Carval; o superintendente de Reintegração Social e Cidadania (DGAP), Woney Andrade Nunes de Souza; e a gastrônoma e chef de cozinha, Márcia Alves Pinchemel.
Daniel Messac
Após transferir a presidência da Mesa ao deputado Francisco Oliveira, Daniel Messac subiu à tribuna para proferir seu discurso em homenagem aos condecorados desta noite.
Para ele, trata-se de uma noite muito especial. "Esta noite para mim tem algo especial. Estou aqui nesta sessão solene proposta por mim para fazer justiça. Para mostrar o que os homenageados fizeram por Goiás e por todos os locais por onde passaram", disse.
O parlamentar rendeu homenagens a todos os condecorados, especialmente o ex-deputado Antônio José Gavino Paixão. "Mais conhecido como doutor Gavino, foi na cidade de Santo Amador, na Região de Alentejo, em Portugal, que ele começou a construir sua história. Professor de Literatura Francesa, ele lecionou por sete anos em diversos colégios, guardando consigo a paixão por ensinar", contou.
Daniel Messac ainda falou sobre a vida pública de doutor Gavino. "Começou na vida pública como vereador, de 1993 a 1995, em sua cidade do coração, Barrancos, também na Região de Alentejo. Ainda em 1995, foi apadrinhado por Antônio Guterres que o indicou para o Parlamento Português, sendo eleito por sua região naquele ano, ou seja, dois mandatos", disse.
"A sua liderança o levou a ser presidente do Partido Socialista em Alentejo, o que o levou a desempenhar funções relevantes durante sua permanência em Portugal. Durante seu último mandato, ele concluiu o curso de Direito na Universidade Moderna de Lisboa, onde terminou o estágio para a Ordem dos Advogados do seu País", relembrou Daniel.
Ao casar-se com uma pernambucana, disse Daniel Messac, "ele resolveu atender aos apelos da mulher e mudou-se para o Brasil, realizando, assim, um dos seus grandes sonhos e da sua esposa. Radicou-se em Goiânia e abriu seu escritório de advocacia em parceria com amigos. Doutor Gavino também aventurou-se como empreendedor e tornou-se presidente de empresas em diversas áreas. Mas, dono de um coração de ouro, tornou-se um benfeitor".
Doutor Gavino é o idealizador da Casa de Apoio Paixão pela Vida. "Uma associação que passou a cuidar de pessoas doentes. O principal alvo eram os portadores de câncer, além de uma atenção especial a pessoas carentes. A Casa de Apoio já realizou inúmeros atendimentos, sem contar com o apoio ou verba públicos, sobrevivendo tão somente de doações", destacou.
"Ele busca mostrar que o humanismo é o caminho mais seguro para que tenhamos um desenvolvimento justo e sustentável para a sociedade. Pelo que mostramos, a homenagem é justa e vai realçar tudo aquilo que essas pessoas fizeram por nosso Estado e pela nossa sociedade", finalizou.
Francisco Oliveira
Após devolver a presidência da Mesa para o colega Daniel Messac, o parlamentar tucano Francisco Oliveira subiu à tribuna para proferir discurso dedicado à gastrônoma baiana, Márcia Alves Pinchemel.
A gastrônoma e chef de cozinha é radicada em Goiás desde 1973. Francisco Oliveira ressaltou sua contribuição para a gastronomia goiana. "Enaltece os sabores do Cerrado através de suas receitas, tornando conhecido o nome de Goiás em todo o País", destacou.
"É cidadã pirenopolina, que traz em seus pratos elementos fortes e tradicionais do Cerrado como o baru, pequi e buriti, ingredientes que fazem dela uma profissional renomada e tão premiada, sem deixar de lado suas raízes", disse.
Ao reverenciar Márcia, o parlamentar contou que, em 2008, Márcia recebeu o Título Honorífico de Cidadã de Pirenopolina, concedido pela Câmara Municipal de Pirenópolis, por iniciativa do vereador José Machado Filho. O parlamentar fez, ainda, um breve histórico sobre as experiências da gastrônoma em Goiás.
"Seu primeiro restaurante foi o Salad's, no final dos anos 80. Após 11 anos, possuiu o famoso Le Bristô, na cidade turística de Pirenópolis, que funcionou de abril de 2001 a abril de 2012. Em 2004, ela idealizou o festival gastronômico e cultural de Pirenópolis, o primeiro de alta gastronomia do Centro-Oeste", contou o peessedebista.
Ele lembrou que a homenageada também foi Chef Executiva de cozinha do restaurante Antônia Bistrô, em Goiânia, de setembro de 2013 a junho de 2015. E que, hoje, é assessora da Goiás Previdência, trabalhando na assessoria da Gerência de Análise e Informação.
"Suas habilidades na área da gastronomia incluem talentos como chef de cozinha, gerência, consultoria gastronômica, habilitação profissional para trabalhos em empresas de comércio, indústria e serviços de alimentação", ressaltou o parlamentar.
Além disso, Francisco destacou que Márcia é autora do livro intitulado “Frutos do Cerrado: Paixão, Aromas e Sabores”, lançado pela editora Kelps, em 2016. Ainda em 2016, o deputado contou que prestou homenagem à nova goiana. "Por sua contribuição e valorização da gastronomia goiana e por comemoração do Dia Estadual da Gastronomia Goiana, celebrado no dia 6 de maio, a Assembleia Legislativa de Goiás concede a ela a cidadania goiana, através do projeto de lei que apresentei nesta Casa, com muita alegria e estima", disse.
Ainda, enaltecendo o currículo da homenageada, Francisco Oliveira lembrou que, em 2008, Márcia foi eleita Chef Revelação do Centro-Oeste pela Revista Gula de Brasília. Em 2011, ministrou workshop com o tema: Cozinha da Terra para Super Chefs, no Rio de Janeiro, promovido pelo programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo.
Já em 2013, ressalta o deputado, "recebeu o Prêmio Ícone da Gastronomia Goiana pela jornalista Edna Gomes".
De acordo com o relato do parlamentar, em 2014, ela foi contemplada com o prêmio nacional Dólmã-Goiás, pelo grupo Conforto Gastronômico em Recife. "Em 2014 e 2015, recebeu ainda o Prêmio Chef do Ano pela revista Veja. Ainda em 2015, recebeu o 4º prêmio mais admirado da gastronomia em Goiás, pelos jornalistas José Guilherme Schan e Iuri Gondim", sustentou.
Francisco Oliveira acrescentou que, por todos os motivos tratados em seu discurso, ele sente-se honrado em prestar homenagem Márcia Pinchemel, concedendo-lhe o Título de Cidadania Goiana. "Sua trajetória de sucesso e dedicação ímpar, em prol da gastronomia de qualidade, eleva o nome de Goiás para todo o Brasil".
Por fim, o parlamentar colocou-se à disposição do segmento de Gastronomia para apresentar propostas na Casa de Leis que valorizem a tradição e cultura gastronômica goiana.
Agradecimentos
Em sua fala na sessão especial, o superintendente de Reintegração Social e Cidadania (DGAP), Willian Paulo da Costa, subiu à tribuna para agradecer em nome dos que receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Após cumprimentar os presentes na solenidade, Willian agradeceu veementemente ao deputado Daniel Messac pela honraria. Além disso, deu destaque aos profissionais da Segurança Pública de Goiás. "Percebemos que Goiás faz diferente quando se trata de segurança pública. Isso não seria possível se não tivéssemos um Governador atuante", disse.
E finalizou: "quando me ingressei na Segurança Pública eu prometi seguir as leis, e quando me formei em Direito fiz o mesmo juramento. Então, não há maior honra do que receber uma homenagem dessas da Casa de Leis", finalizou.
O advogado natural de Portugal, Antônio José Gavino Paixão, agradeceu o Título de Cidadão Goiano que lhe foi concedido, iniciando seu discurso com um poema de José Mendonça Teles, com o título "Ser Goiano".
"Ser goiano é carregar uma tristeza em um coração aberto de sorrisos. É ter latifúndio e viver simplório. Comer pequi, guariroba e feijoada e não estar nem ai para os pratos de fora. É perder um pedaço para Minas, mas não ter vergonha de dizer uai. O goiano de pé rachado não despreza uma pamonhada", citou.
Ao finalizar sua fala, o advogado disse que se identifica muito com o texto. "Identifico-me com tudo e me sinto muito honrado", disse.
Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre a Casa de Apoio Paixão pela Vida, que idealizou em Piracanjuba. "Tudo que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que ele pode ser realizado. Em Piracanjuba, temos em média 2 mil atendimentos por mês. Temos sobrevivido através de doações do povo da cidade", explicou.
Por fim, ressaltou a comunidade portuguesa em Goiás. "Sempre foi um povo que buscou cruzar oceanos em busca de uma vida melhor", disse.
Também citou um poema português: "Óh mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal (...) Valeu a pena? Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".
A gastrônoma e chef de cozinha, Márcia Pinchemel, nova cidadã goiana, também falou da tribuna.
Ela afirmou que sempre defendeu com veemência a culinária e a cultura goianas. "Sempre lutei por nossas tradições, nossa cultura gastronômica e a nossa história. Sempre venho participando de eventos Brasil à fora, divulgando a minha terra, que hoje posso chamar assim. Acho que consegui mostrar que estamos em igualdade com os grandes centros quando o assunto é comida contemporânea", disse.
Ela finalizou parafraseando o enredo da escola de samba Caprichosos de Pilares: "Sou caprichosa, sou amor, sou Goiás. Com todo meu orgulho, muito obrigada, deputado e Assembleia Legislativa".