Sancionada lei que autoriza criação de aplicativo para agendar consultas médicas na rede estadual
A Lei nº 20.228/18, que autoriza o Poder Executivo a criar aplicativo para uso em dispositivo móvel para marcação de consultas e exames, na rede pública estadual de saúde, foi sancionada pelo governador José Eliton e publicada no Diário Oficial do Estado no dia, 19 de julho. A lei, já em vigência, surgiu de um projeto de lei de iniciativa do deputado Luis Cesar Bueno (PT).
A lei autoriza o Governo de Goiás a criar um aplicativo para uso em dispositivos móveis que permita a marcação de consultas e exames na rede pública estadual de saúde. O agendamento poderá ser feito por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente. A matéria não estabelece prazo para a criação do aplicativo.
Na justificativa da propositura legislativa, o deputado anotava que a saúde é um dever do Estado. “Nesse sentido apresento o presente Projeto de Lei, a fim facilitar as marcações de consultas e exames para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que na grande maioria dos casos enfrentam filas para realizar marcações de consultas e exames, com a criação do aplicativo o usuário poderá agendar pelo próprio celular”, ressaltou.