Entorno do DF

02 de Outubro de 2007 às 09:31
Comissão segue amanhã, 3, para Novo Gama onde debate violência no Entorno e a Força Nacional de Segurança.

A criminalidade no entorno do Distrito Federal e a atuação da Força Nacional de Segurança, são temas da audiência pública marcada para as 9 horas desta quarta-feira, 3, na Câmara Municipal de Novo Gama.

A promoção é da Comissão Suprapartidária da Assembléia Legislativa, formada pelos deputados José Nelto (PMDB), Luis César Bueno (PT), Doutor Valdir (PR), Coronel Queiroz (PTB), Evandro Magal (PSDB) e Critóvão Tormin (PTB).

Foram convidados para o encontro o secretário de Segurança Pública de Goiás, Ernesto Roller (PP), o comandante-geral da PM de Goiás, Edson Costa Araújo, e os respectivos representantes da área de segurança pública do Distrito Federal, o secretário Cândido Vargas de Freire e o comandante da PM, coronel Antônio José Serra Freixo, além de deputados goianos e distritais e prefeitos da região.

A Força de Segurança já se encontra no Entorno, depois do pedido oficial do governo de Goiás. Uma equipe de 150 homens trabalha no mapeamento da região, identificando problemas e levantando dados para a atuação dos outros 350 policiais que completam o grupo.

Além das cidades do Entorno, a Força Nacional vai atuar em dez cidades do Distrito Federal, com patrulhamento nas ruas de Ceilândia, Planaltina, Brazlândia, São Sebastião, Sobradinho, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Paranoá e Samambaia. O trabalho será realizado durante seis meses.

A Força Nacional de Segurança Pública foi criada em 2004 para atender às necessidades emergenciais dos Estados, em questões onde se fizerem necessárias a interferência maior do pode público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. O grupo, com cerca de 8 mil homens, é formado por policiais e bombeiros de elite, e já atuou no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.