Presidente Vitti coloca Assembleia à disposição do projeto que visa a revitalização do Bosque dos Buritis
O presidente da Assembleia Legislativa deputado estadual José Vitti (PSDB) recebeu na tarde desta terça-feira,21, no gabinete da presidência, o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (AMMA), Gilberto Marques Neto e o promotor titular da 25ª Promotoria do Ministério Público Estadual (MP), Marcelo Celestino. No encontro Vitti e os representantes dos dois órgãos discutiram o projeto de revitalização do Bosque dos Buritis, onde está inserido o Palácio Alfredo Nasser, sede do Poder Legislativo Estadual.
Vitti se colocou à disposição para colaborar com as obras de recuperação. “Tratamos de um assunto produtivo e que com certeza a Assembleia é parceira. Não é a primeira vez que falamos sobre a revitalização do bosque e todos aqueles que nos procuram para contribuir, estamos à disposição”, disse ao final da reunião. O presidente da AMMA, Gilberto Marques Neto, solicitou apoio financeiro ao presidente da Alego para recuperação dos equipamentos de uma fonte que existe no lago principal do bosque e a instalação de um sistema de vídeomonitoramento no entorno do parque, para melhorar a fiscalização ambiental e segurança dos frequentadores do local. Vitti ficou de avaliar a forma legal de atender à solicitação. Enquanto isso não acontece, outras ações de revitalização estão sendo realizadas.
O trabalho de recuperação do bosque vem sendo executado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia, Ministério Público e Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), por meio do Projeto Recuperando Pessoas e Parques. A iniciativa utiliza a força de trabalho de presos do regime semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia para a recuperação ambiental dos parques da capital e de Aparecida como medida de ressocialização.
Em cem dias de atuação nos parques de Goiânia, foi utilizada a mão de obra de 50 presos do semiaberto, contingente que, a partir desta semana será ampliado para 100 reeducandos. O grupo de 50 presos atuou em 10 parques de Goiânia: Bosque dos Buritis, Flamboyant, Macambira (com plantio), Areião, Lago das Rosas, Vaca Brava, Jaó, Leolídio Di Ramos Caiado, Nova Esperança e Carmo Bernardes, além de trabalharem na limpeza na lagoa do Guanabara.
O Bosque dos Buritis
O Parque Urbano Bosque dos Buritis fica no Setor Oeste em Goiânia. A reserva ambiental é o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia. Foi projetado no Plano Oriental da Cidade para ser uma área verde. Possui 141.500 metros quadrados, cercado por árvores, lagos, e plantas rasteiras. Conta com três lagoas artificiais abastecidas pelo córrego Buriti e por vários canais subterrâneos. Em uma delas está o maior jato d'água da América do Sul.
Desde a ocupação da cidade até os dias atuais, a área vem experimentando muitas interferências que desfiguram suas características originais. A vegetação nativa foi em certas partes substituída por plantas exóticas, restando somente 10% da vegetação original. Já foram implantados no Bosque calçadão de caminhada, alambrado, calçamento interno, meios-fios, lagos, cascatas e lanchonete.
No local, se encontra o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e duas obras que muito agradam o gosto dos goianienses e também dos turistas que passam por ali que são: o Monumento à Paz Mundial, que abriga terras provenientes dos mais diversos países e uma fonte que chega a atingir cinquenta metros de altura que é a maior da América do Sul, mas que atualmente está desativada. Nesse local, lagos refrescantes, uma vasta vegetação e o som de pássaros e animais podem ser apreciados bem de perto pelo homem. Um meio ambiente preservado e valorizado numa região de clima ameno e úmido, com 749 metros de altitude e temperatura média de 22,9°C. A Assembleia Legislativa sempre colaborou com sua manutenção e preservação por entender que a reserva ambiental tem grande importância para a cidade e seus moradores.