Assembleia recebe alunos da Escola Frei Nazareno Confaloni

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio do projeto Escola no Legislativo, recebeu na manhã desta segunda-feira, 22, alunos dos 8° e 9° anos da Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni, da Vila União, em Goiânia. Trata-se da 32ª edição do projeto e os estudantes se reuniram no Auditório Solon Amaral da Casa, às 8h30.
Ao todo, 42 alunos visitaram a Alego. Após o cadastramento realizado por servidores da Escola do Legislativo, os jovens tiveram acesso a primeira palestra educativa: “Origem, Evolução Histórica e Importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo chefe da Seção de Educação e Cidadania da Escola, professor Maurício Barbosa Paranaguá.
A segunda palestra foi ministrada pela professora Ethiene Gonçalves de Oliveira, que discorreu aos jovens sobre as antigas e a atual sede do Poder Legislativo. Em seguida, ela conduziu os alunos em uma visita monitorada pelas dependências do Palácio Alfredo Nasser, sede do Legislativo estadual, e seus anexos.
Professora de geografia da Escola Frei Nazareno Confaloni, Renata Dias disse que considera extremamente importante que os jovens tenham acesso a esse campo do conhecimento. “Desde cedo os alunos devem participar dos movimentos democráticos que temos no país e lutar para conservar a nossa tão preciosa democracia. Entendendo o funcionamento dos processos que aqui ocorrem, certamente teremos um futuro repleto de brasileiros mais conscientes.”
Ainda no cadastramento, a aluna Auanny Ribeiro, de 15 anos, se mostrava ansiosa para apreciar a experiência no Legislativo. “Quero entender mais para ter certeza de como as coisas funcionam. Hoje é um dia de aprendizado. Graças a essa experiência, iremos entender melhor como funciona o nosso país e eleger pessoas que de fato representem os interesses da sociedade.”
O projeto tem como objetivo aproximar a sociedade do Poder Legislativo através da comunidade estudantil e proporcionar novos conhecimentos, especialmente sobre cidadania e política, para os visitantes.