Major Araújo se diz favorável a cortes no sistema de incentivos fiscais em Goiás
Dando sequência aos discursos do Pequeno Expediente da sessão ordinária em andamento na tarde de hoje, 22, o deputado Major Araújo (PRT) subiu à tribuna para protestar contra dois assuntos. O primeiro foi referente a constrangimento por ele vivenciado durante a visita do governador eleito Ronaldo Caiado (DEM), que ocorreu no final da tarde de ontem, 21, no gabinete da Presidência.
O Major afirma que teve sua passagem impedida, na ocasião, e acabou sendo afrontado, desrespeitado e até agredido por um capitão da Polícia Militar (PM), que presta serviços nesta Casa de Leis. O deputado disse ainda que irá dar entrada em requerimento a ser encaminhado à Mesa Diretora e à própria PM, onde irá solicitar as devidas e imediatas providências quanto à apuração e justa punição do caso.
Ele também defendeu a implantação de Comissão de Prerrogativas, semelhante à existente na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A unidade auxiliaria, segundo ele, o Conselho de Ética da Casa na proteção aos parlamentares.
O segundo assunto abordado fez coro às discussões em andamento sobre os programas de incentivos fiscais em vigência no Estado de Goiás. Major disse ser favorável à revisão do sistema e defendeu o aumento de restrições na área. “Sabemos que hoje 80% dos empregos no Brasil são gerados por micro e pequenas empresas. Apenas 20%, portanto, são gerados por grandes empreendimentos. Hoje oferecemos inclusive incentivos fiscais para franquias cujos produtos, por exemplo, vêm de outros estados”, ponderou.
O parlamentar afirmou ainda que o atual modelo de incentivos praticado em Goiás é um dos fatores responsáveis por alimentar a corrupção no estado. “Nós não podemos arcar com isso mais. Alguém está ganhando por trás disso. Eu sou a favor de qualquer mudança que venha cortar incentivos fiscais. Nosso povo não vai morrer de fome por conta disso. Vai continuar consumindo coca-cola e outros produtos normalmente”, finalizou.