Canudinho de plástico pode desaparecer das lanchonetes goianas
Já banido de muitos países e de alguns estados brasileiros, os canudinhos plásticos podem ser proibidos também em Goiás. O projeto de lei nº 5162/18, recém-protocolado na Assembleia Legislativa, é de autoria do deputado Lucas Calil (PSD). Ao coibir a utilização dos canudinhos tradicionais, o parlamentar espera contribuir para a preservação do meio-ambiente e da vida marinha.
“Estes pequenos objetos têm a vida útil de, em média, três minutos, com a contrapartida de levarem mais de 300 anos para se degradarem”, escreveu Lucas Calil em sua justificativa. O deputado ainda aponta que, apesar de cultural, o uso do canudo plástico não é uma necessidade. Ademais, atualmente existem alternativas menos prejudiciais, como canudinhos descartáveis de papel, ou reutilizáveis de metal e até mesmo de bambu.
Lida em Plenário, a matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuída ao deputado Henrique Arantes (PTB), responsável por elaborar relatório sobre a legalidade da matéria. Depois de passar pela comissão, o texto segue para as votações plenárias. Caso seja aprovado, para entrar em vigor ele necessita, também, da sanção do Governo do Estado.