Ícone alego digital Ícone alego digital

Canudinho de plástico pode desaparecer das lanchonetes goianas

26 de Novembro de 2018 às 16:37

Já banido de muitos países e de alguns estados brasileiros, os canudinhos plásticos podem ser proibidos também em Goiás. O projeto de lei nº 5162/18, recém-protocolado na Assembleia Legislativa, é de autoria do deputado Lucas Calil (PSD). Ao coibir a utilização dos canudinhos tradicionais, o parlamentar espera contribuir para a preservação do meio-ambiente e da vida marinha.

“Estes pequenos objetos têm a vida útil de, em média, três minutos, com a contrapartida de levarem mais de 300 anos para se degradarem”, escreveu Lucas Calil em sua justificativa. O deputado ainda aponta que, apesar de cultural, o uso do canudo plástico não é uma necessidade. Ademais, atualmente existem alternativas menos prejudiciais, como canudinhos descartáveis de papel, ou reutilizáveis de metal e até mesmo de bambu.

Lida em Plenário, a matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuída ao deputado Henrique Arantes (PTB), responsável por elaborar relatório sobre a legalidade da matéria. Depois de passar pela comissão, o texto segue para as votações plenárias. Caso seja aprovado, para entrar em vigor ele necessita, também, da sanção do Governo do Estado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.