Ícone alego digital Ícone alego digital

Dever cumprido, emoção e elogios

18 de Dezembro de 2018 às 18:36
Crédito: Ruber Couto
Dever cumprido, emoção e elogios
Entrevista com o Presidente
Presidente da Assembleia se emociona ao falar sobre o resultado de sua gestão. "Cumpri a minha missão enquanto presidente da Casa. Vários deputados se revezaram para tecer elogios ao presidente no encerramento da sessão plenária.

Após o encerramento da sessão plenária, em entrevista coletiva, o presidente José Vitti se mostrou agradecido aos colegas da Assembleia Legislativa e disse estar satisfeito com o resultado de sua gestão. Ao responder a primeira pergunta sobre a “sensação de dever cumprido”, o chefe do Poder Legislativo Estadual se emocionou e, com voz embargada, teve dificuldade para iniciar sua resposta. Já refeito da emoção, ele destacou as conquistas de seu mandato. “Cumpri a minha missão enquanto presidente da Casa. Acho que eu e toda a equipe fomos importantes nesse trabalho para que saíssemos de cabeça erguida. Estabelecemos uma relação institucional com os demais poderes, de alto nível, harmoniosa, porém independente".

Vitti acrescentou ainda conquistas que, segundo ele, começaram a ser implantadas na gestão do presidente Helio de Sousa (PSDB). “Nesses quatro anos nós conseguimos resgatar a autoestima dos servidores e a imagem de credibilidade desse Poder. O processo de aprimoramento, de aperfeiçoamento e de melhora é constante, e com certeza continuará sendo assim nas próximas gestões”, reconheceu.

Vitti destacou que as realizações dos dois anos de sua gestão são resultado de uma somatória de esforços. “Aqui todos incorporaram a ideia dessa Legislatura e todos caminharam no mesmo sentido. Portanto, é um resultado de esforços mútuos”, defendeu. José Vitti ainda realçou um dos seus compromissos de transformar o Legislativo Estadual na Casa do Povo. “Meu compromisso era abrir as portas do Legislativo e deixar a Casa mais transparente possível para que todos os atos fossem absolutamente transparentes, legais e amparados pela sociedade e pelos órgãos que nos fiscalizam. Pude cumprir tudo isso”.

O presidente fez referência também a outra conquista de sua gestão: a retomada do processo de construção da nova sede da Assembleia Legislativa. “Sabíamos das dificuldades que era destravar esse processo, mas conseguimos e acredito que o próximo presidente, juntamente com o próximo Governador, poderá ter a oportunidade de concluir essa importante obra, não só para o Legislativo, mas para toda a sociedade”, comemorou. José Vitti também enalteceu o concurso público da Assembleia Legislativa, que está em andamento. “Era essa uma das minhas promessas de que estreitaria ao máximo a relação entre comissionados e concursados na Casa e pude cumprir”, finalizou.

Elogios no Plenário

Após as palavras de agradecimentos proferidas pelo presidente José Vitti (PSDB), ao encerrar os trabalhos parlamentares deste ano, vários deputados, tanto da situação quanto da oposição, manifestaram seu apoio ao então chefe máximo deste Parlamento e o parabenizaram pela liderança frente à atual gestão.

Primeiro a se pronunciar, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) destacou o caráter amistoso e conciliador que marca o perfil  político de Vitti, desde quando este ainda era liderança de governo na Casa “Vossa Excelência passou por grandes desafios, notadamente ao enfrentar problemas de saúde, mas ainda assim conseguiu colocar o Poder Legislativo no seu devido lugar”. A título de exemplo, citou a retomada das obras de construção da nova sede da Alego.

E continuou enaltecendo o seu poder de articulação com outros poderes, como o Executivo e o Judiciário, mas também entre os próprios parlamentares. “Agradeço ao tratamento individual dado a cada deputado e o parabenizo pelo destacado potencial em construir pontes de amizades. Vossa Excelência orgulhou essa Casa e a nós deputados”, finalizou.

A seguir, Wagner Siqueira (MDB), que disse conhecer Vitti desde pequeno, falou sobre o amadurecimento do colega enquanto homem e gestor público. “Dizem que liderança exercida não pode ser contestada. Coloquei Vossa Excelência em minhas orações quando esteve doente, porque reconheço que você é uma pessoa que ainda pode dar muita alegria ao nosso estado”. E pediu para que o parlamentar não desistisse da carreira política. “Espero que não desanime porque um empresário do seu porte poderia estar lá nos EUA, em Manhattan. Mas está aqui se doando, discutindo as melhorias no estado”, argumentou.

Já o deputado Carlos Antonio (PTB) comentou que, durante os oito anos em que esteve exercendo mandato parlamentar na Alego, a gestão do presidente Vitti foi, para ele, a mais diferenciada, por sua competência e didática em tomar decisões. E lamentou o seu afastamento da política. ”Espero que em breve o senhor esteja de volta, porque, afinal, não é o senhor que precisa da política, mas a política que precisa do senhor”, arrematou.

Álvaro Guimarães (DEM) agradeceu o apoio de Vitti à sua futura candidatura à presidência da Casa. “É muito bom trabalhar com Vossa Excelência. Pela deferência que fez e faz à minha pessoa e ao meu trabalho. Será sempre muito bem lembrado por mim. Vou precisar muito da sua orientação”, pontuou.

 


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.