Paulo Cézar Martins participa de manifestação por melhorias nos serviços da Enel em Iporá
O deputado estadual Paulo Cézar Martins (MDB) esteve presente em manifestação realizada na última sexta-feira, 15, na entrada do escritório da Enel em Iporá. A iniciativa do movimento foi do Sindicato Rural do Oeste goiano. Estavam presentes produtores de leite, pecuaristas e agricultores do município e da região com a intenção de reivindicar melhorias nos serviços prestados pela empresa.
Em entrevista à Agência, o deputado Paulo Cézar afirma que a ideia inicial era despejar 10 mil litros de leite na porta do escritório da Enel. Mas os produtores resolveram doar o produto para pessoas carentes. No entanto, o ato simbólico foi realizado. 50 litros foram derramados no local. "O Governo do Estado vendeu a Celg por um preço irrisório e ainda deu 30 anos de isenção de ICMS para a Enel. Mas a empresa vem tratando a população goiana com total descaso, aumentando tarifas e oferecendo um serviço de péssima qualidade. Temos hoje a tarifa mais cara do País e falta energia em todo o Estado. Isto vem causando um prejuízo muito grande a produtores de leite, agricultores e empresários. E para falar com eles é a maior dificuldade. Tem que marcar audiência por e-mail e eles analisam se querem receber a gente ou não", comenta o emedebista.
Adailton Leite, presidente do Sindicato Rural do Oeste, explica que a manifestação ocorreu devido a insatisfação com os serviços prestados pela Enel, principalmente com os prejuízos na produção de leite e com sistema de resfriamento. “No dia 11 de outubro de 2017 fizemos uma reunião com representantes da empresa, mas não adiantou. Os serviços pioraram muito da época da Celg para a Enel. Iporá teve prejuízo de mais de 10 milhões nos últimos dois anos pelas quedas de energia elétrica”, disse.
A produtora de leite Anair Rodrigues contou que os prejuízos não se estenderam apenas à produção de leite, mas em todas as áreas da sua propriedade rural. “Já perdemos muita carne, vendemos gado porque não podia refrigerar, o poço artesiano fica sem água e temos que pegar água do rio para beber. A granja também teve muitos problemas, pois os pintinhos que criávamos morreram devido ao frio. É preciso aquecer a granja para sobreviverem, mas sem energia elétrica fica impossível”, explicou.
Porta-voz da Enel em Iporá, Moisés Lemes, informou que a empresa já investiu muito no município, mas devido ao período de contingência no Estado está ocorrendo problemas na distribuição de energia. “Estamos em um período do ano em que as situações de contingência tendem a aumentar, mas já colocamos em prática o Projeto Verão que, com mais de 12 equipes extras, vão fazer o atendimento ao município e região”, afirmou.
Além disso, Moisés Lemes explicou que as pessoas que tiveram prejuízos por conta das quedas de energia podem solicitar ressarcimento por meio dos canais de comunicação da empresa. “Se comprovado o dano devido aos serviços da Enel haverá indenização”, disse.