Conselheiros do TCM discutem parceria com presidência da Assembleia Legislativa
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), recebeu, na manhã desta quarta-feira, 27, a visita dos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O encontro foi em retribuição à recente visita do chefe do Legislativo goiano àquela instituição. Os conselheiros aproveitaram a visita e discutiram com a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa, o processo da Governadoria que veta algumas emendas apresentadas ao Orçamento do Estado para 2019.
O presidente do TCM, Joaquim de Castro, disse que, além de retribuir a visita do presidente da Casa de Leis, o objetivo é estreitar os laços de aproximação e alinhavar parcerias profícuas para ambas as instituições. “Viemos retribuir a visita e colocar o tribunal – que é auxiliar do Legislativo à disposição. Além disso, também tratamos da parceria com a Escola do Legislativo para capacitação de servidores e gestores”, pontuou o conselheiro.
Participaram do encontro no gabinete da Presidência da Alego, os conselheiros Daniel Goulart, vice-presidente; Nilo Resende, Maria Teresa Garrido Santos, Valcenôr Braz e Sérgio Cardoso.
Lideranças sindicais
O deputado Lissauer recebeu ainda nesta manhã, representantes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). O encontro teve como principal objetivo, abrir diálogo entre as duas instituições. A entidade, reúne 67 sindicatos e três federações – representantes de trabalhadores dos segmentos públicos e rural.
O presidente da CSB, Sandro Jadir de Albuquerque afirma que as entidades representadas pela Central querem estar presentes e serem ouvidas nas discussões que envolvem seus interesses. “Queremos estar mais próximos no momento em que as discussões forem voltadas aos assuntos de interesse dos trabalhadores”, pontua.
O chefe do Legislativo diz que a marca da sua gestão é a abertura ao diálogo e à transparência. “Temos trabalhado para abrir a Assembleia para receber as entidades e os poderes. Para ouvir as necessidades e firmar parcerias para realizar processos justos”, salienta Lissauer.
O presidente da CSB considera positivo o resultado do encontro. “Pedimos ao presidente para que abra o canal de diálogo e saímos daqui certos de que seremos atendidos e animados com a possibilidade de realizarmos isso”, reitera Sandro.
Para ele, a aproximação é importante porque representa um ganho para todos os segmentos. Albuquerque reitera ainda que um dos pontos mais importantes que precisam ser colocados no debate é a reforma da Previdência.
“Durante muito tempo estivemos afastados porque os sindicatos são considerados extremistas, mas na realidade trabalhamos em busca da defesa do direito dos trabalhadores e do equilíbrio na discussão”, explica Sandro.
“Além de atendermos ao trabalhador, também nos preocupamos com a qualidade do serviço prestado”, complementa.