Quatorze deputados apresentam matérias na sessão ordinária desta 4ª-feira
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Alego) recebeu requerimentos e projetos de lei de 14 parlamentares da Casa, no início da sessão ordinária desta quarta-feira, 27. O deputado Lucas Calil (PSD) foi o primeiro a apresentar matéria. Na ocasião, ele encaminhou à Mesa Diretora ofício solicitando moção de repúdio ao ato da Presidência da República em comemorar o Golpe Militar de 1964, perpetrado em 31 de março do referido ano.
O anúncio da celebração se deu na noite desta última segunda-feira, 25, por intermédio do porta-voz do Governo, Otávio Rêgo Barros. “Um país não que não acerta as suas contas com o passado, não pode olhar de frente para o presente”, professou Calil no início do sua intervenção.
Humberto Aidar (MDB) foi o segundo a se manifestar, devolvendo o projeto referente à veto da Governadoria, devidamente avaliado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) desta Casa de Leis.
A seguir, foi a vez da Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentar diversos projetos de sua autoria.
Depois dela, Henrique Arantes (PTB) ocupou os microfones para protocolar dois requerimentos e um projeto. Ele também aproveitou a ocasião para anunciar a suspenção de reunião ordinária da CPI da Enel, agendada para esta quinta-feira, 28. O cancelamento se deu em razão da falta de documentos para subsidiar a oitiva com o diretor presidente da empresa italiana responsável pelo atual abastecimento energético no Estado, Abel Rochinha. O parlamentar, que preside o colegiado, disse que os membros aguardam, então, a chegada da referida documentação para proceder aos devidos encaminhamentos.
Na sequência, Zé Carapô (DC) apresentou requerimento, destinado ao Governo do Estado, no qual solicita a construção de ginásio esportivo no município de Jataí.
Já Major Araújo (PRP) solicitou à Mesa Diretora o desarquivamento de vários projetos que estiveram em tramitação entre os anos de 2016 e 2018.
Fazendo coro ao colega anterior, Karlos Cabral (PDT) também veio solicitar igualmente o desarquivamento de vários projetos de sua autoria, que estiveram em tramitação na Legislatura anterior. Ele destacou, em especial, a importância de matéria que trata de concessão de benefícios a servidores dentro do sistema do Ipasgo (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás).
Em seguida, Paulo Cezar Martins (MDB) protocolou requerimento, também endereçado ao Governo do Estado, solicitando sinalização de trecho da GO-020 que passa pelo município de Cristianópolis.
Ainda nessa linha, o deputado Diego Sorgatto (PSDB) veio solicitar ao Governo Estadual a abertura de estudos que viabilizem a estadualização do Hospital Regional de Luziânia.
Wilde Cambão (PSD), por seu turno, também solicitou ao Governo projeto que trate da reestruturação da saúde e discuta melhor as políticas públicas de saúde para entorno do Distrito Federal (DF).
Já o deputado Coronel Adailton (PP) protocolou projeto visando instituir no calendário de eventos de Goiás, a Semana Estadual de Conscientização e Orientação sobre Doenças Raras.
Também apresentaram matérias na sessão em andamento na tarde de hoje, os deputados Bruno Peixoto (MDB), Chico KGL (DEM) e Cairo Salim (Pros).