Ícone alego digital Ícone alego digital

Dia do Farmacêutico

08 de Abril de 2019 às 22:36
Crédito: Sérgio Rocha
Dia do Farmacêutico
Sessão solene comemorativa ao Dia do Farmacêutico
A Assembleia Legislativa concedeu honrarias a profissionais da área e ao presidente do Conselho Federal de Farmácia. Por iniciativa do deputado Bruno Peixoto, a solenidade teve lugar no Plenário, noite desta segunda-feira, 8.

A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta segunda-feira, 8, sessão especial dedicada ao Dia do Farmacêutico, que é comemorado em 20 de janeiro. A iniciativa de fazer a homenagem partiu do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB).

Na oportunidade, foram entregues a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a Daniel Jesus de Paula; o Troféu Personalidade a Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFM); e, ainda, Certificados de Honra ao Mérito a 53 farmacêuticas e farmacêuticos.

Mesa da solenidade

Além de Bruno Peixoto, compuseram a Mesa os dois homenageados; a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Lorena Baía; a conselheira Federal de Farmácia pelo Estado, Ernestina Rocha de Sousa e Silva; a vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás, Luciana Calil; o diretor-tesoureiro Do Conselho Regional de Farmácia do Estado, Leandro Zenon; o diretor Administrativo e Financeiro da Industria Química de Goiás, Rondineli Hélio dos Santos; o presidente da Câmara Dirigentes e Lojistas de Nerópolis, Oswaldir Pereira de Oliveira Junior; e o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás, Fábio Basilio.

Autor da propositura

O deputado Bruno Peixoto ocupou a tribuna, destacando a importância da área para a economia goiana o cuidado com a população.

Na oportunidade, o parlamentar falou da honra em homenagear profissionais que, segundo ele, não apenas fomentam a economia em uma área de extrema importância para o Estado, mas que também contam com a confiança da população para cuidar das suas vidas. Bruno apontou ainda que os farmacêuticos são os profissionais de Saúde mais acessíveis à população.

“Não fossem os conselhos desses profissionais, orientando sobre a prevenção de doenças e o uso correto de medicamentos, nossos postos de saúde e hospitais teriam uma demanda ainda maior. São parte indissociável do Sistema de Saúde do país e merecem o reconhecimento adequado pelos excelentes serviços prestados à sociedade”, enfatizou o deputado.

Bruno Peixoto disse ainda que recaí sobre esses profissionais a responsabilidade de distribuir medicamentos, informações, e, que diante de um desafio grandioso como esse, cabe ao Poder Público incentivar, por meio de medidas adequadas, o empreendedorismo e o constante aprimoramento dos farmacêuticos.

“A solenidade de hoje também é um convite para ampliarmos o diálogo entre as entidades de classe e o governo. Os farmacêuticos precisam ser ouvidos com maior frequência ao se discutir as políticas públicas para o setor. Precisamos celebrar os avanços, sim, mas continuar atentos aos problemas que se apresentam no horizonte. E nós sabemos que não são poucos. Os senhores podem contar com o Poder Legislativo goiano como aliado nessas batalhas”, finalizou o parlamentar.

Conselho Regional de Farmácia

A Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás, Lorena Baía, fez uso da tribuna para repercutir as contribuições que sua categoria presta à comunidade.

Lorena falou que essa se trata de uma noite especial e que está muito feliz com a homenagem, reforçando o quanto os profissionais da sua área fazem bem a sociedade e que, os que recebem a homenagem hoje, não foram escolhidos por acaso. “Todos aqui têm o reconhecimento dos pares e da sociedade, foram indicados pelos grupos do Conselho Regional por se destacarem nas suas áreas de atuação”, apontou.

Ela reforçou ainda que se tratam de profissionais competentes e comprometidos, que possuem histórias de luta pela Saúde e amor ao próximo, que precisam ser reconhecidas e aplaudidas. “Essa é a profissão do cuidado e que promove qualidade de vida. Onde tem um farmacêutico tem sempre alguém que faz o bem para a sociedade. Quanto mais trabalho, mais me apaixono pela profissão. Tenho a honra de estar à frente do Conselho e ser sua representante na luta de classe”, disse aos homenageados.

A presidente aproveitou também para destacar o trabalho do colega Daniel Jesus, que recebe a maior honraria da Assembleia. Afirmou se tratar de um grupo forte e unido, que se preocupa em fazer o bem. E destacou ainda a honra de poder contar com o maior especialista em farmacologia do Brasil, presente nessa noite, o doutor Walter da Silva, presidente do Conselho Federal de Farmácia.

“Agradeço, ainda, ao deputado Bruno Peixoto (MDB) que atua como porta voz da Saúde, desde a época que exercia o cargo de vereador. Sem seu apoio e reconhecimento, essa homenagem não seria possível”, finalizou.

Homenageados

Em discurso no Plenário, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João, falou da emoção e entusiasmo de receber o Troféu Personalidade na Casa de Leis.

Walter expressou sua felicidade e emoção em ser homenageado na Assembleia Legislativa de Goiás, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia. Disse trazer ainda a saudação do Conselho Federal aos homenageados da noite e, em especial, ao deputado Bruno Peixoto, protagonista do momento. Ele enfatizou também o papel do parlamentar como parceiro da Farmácia e da sociedade goiana.

“Nos últimos seis anos o Conselho Federal desenvolveu ações voltadas no princípio da união, humildade e simplicidade. Nossa profissão tem trilhado um caminho de avanço e sucesso. Uma profissão considerada milenar, que tem previsão bíblica e é reconhecida pela sociedade. Porém, com o avanço das indústrias farmacêuticas, havia uma necessidade grande de retornar ao papel importante do profissional na sociedade”, destacou.

Walter da Silva lembrou ainda que, em todo o Brasil, existem farmácias voltadas a não dispensar mais produto, uma vez que quanto mais acesso a medicamentos, melhor para a sociedade. “Mas esse acesso não é o único caminho para busca a melhoria da Saúde brasileira. Temos de agregar a esses produtos serviços de qualidade. Quando a população busca atendimento em unidades básicas, eles querem resolução aos seus problemas. Muitas das vezes isso não é encontrado”, apontou.

O presidente do CFF destacou, ainda, a necessidade de se humanizar cada vez mais o atendimento ao paciente no Brasil. “Temos que ter o olhar voltado para esse avanço, e peço ao deputado Bruno para encabeçar um projeto onde o farmacêutico possa prestar esse atendimento humanizado às pessoas. Precisamos de um espaço onde o farmacêutico possa atender com qualidade e segurança. Goiás precisa avançar nisso e você, Bruno, tem a chance de ser protagonista nesse avanço”, pediu.

Por fim, o Walter afirmou ser necessário inserir as farmácias comunitárias dentro do Sistema Único de Saúde. “Dificuldades existem, mas a saúde do nosso povo não é só adquirir o medicamento, mas ter o acompanhamento profissional do uso desse medicamento. O que precisa ser feito é você sair da farmácia com a resolução dos seus problemas”, finalizou.

Já o farmacêutico Daniel Jesus de Paula falou da honra em receber a maior honraria da Casa, reconhecimento de uma carreira recheada por amor a profissão. Carreira que, segundo ele, começou por conselho de seu pai e sua mãe. “Escolhi a Farmácia e não teria escolha melhor. Este é um resultado da honra ao aceitar os conselhos de meus pais”, destacou.

O farmacêutico disse ainda que seu discurso é para agradecer. Agradecer pelos seus filhos, sua família, pais, irmão, sua mulher, seus sogros e por cada colega presente. Segundo ele, o sentimento é de gratidão.

“Essa diretoria aqui presente é de um caráter imenso, que me acolheu com amor e alegria. A gente só ama aquilo que conhecemos profundamente e, se você ama a Farmácia, cada dia você quer conhecê-la mais e mais. Nessa profissão, buscamos conhecer melhor as pessoas, num momento de superficialidade das relações. Somos os profissionais das pontas, o primeiro e último contado do paciente. Essa profissão me deu muita coisa, mas, acima de tudo, muita gratidão no coração”, finalizou.

Por último, a farmacêutica Rejany Machado Pena discursou em nome dos homenageados da noite.

Rejany lembrou que quando o Conselho Nacional de Saúde aprovou a Política Nacional da Assistência Farmacêutica o fez como um conjunto de ações que visam a promoção, proteção e recuperação da Saúde no País, garantindo ao paciente o acesso racional e adequado ao medicamento. Enfatizou, ainda, que essa assistência está inserida em áreas de produção, tecnologia, seleção, transporte e dispensa do remédio.

“Somos responsáveis pelos produtos que estão no mercado e pela prestação de serviços. Criamos resultados concretos que impactam a qualidade de vida da população e fazemos a diferença na Saúde pública no nosso país. Através do nosso CFF e, dentro das dez linhas de atuação, temos mais de 139 especialidades regulamentadas, nas quais atuamos hoje e podemos fazer a diferença. Parabéns a todos, agradeço ao nosso Conselho Regional, a essa Casa e ao deputado Bruno Peixoto por reconhecer o profissional farmacêutico e por essa homenagem”, concluiu Rejany.

Cartificados de Honra ao Mérito

Foram condecorados na solenidade: Alessandro Feitoza da Silva, Álvaro Paulo da Silva Souza, Ana Carolina Figueiredo Modesto, Andrea Janko Rezende, Aucenir de Souza Santana, Carlos Eugênio Muniz de Holanda Cavalcante, Carolina Renovato dos Santos, Clecilda Pimenta Neves Cardoso, Clezio Rodrigues de Carvalho Abreu, Débora Cristina de Sousa, Diogo Valesi Pinto Vieira, Douglas Araújo da Silva, Edna Maria Menezes de Andrade, Edson Sidião de Souza Júnior, Fritz Eduardo Kasbaum. E Geracino Mendes Ramos (in memoriam), representado pela sua filha Esther Willians Ferreira Ramos e Silva.

Mais: Helvécio Rivelino da Costa, Hindenburg Cruvinel Guimarães da Costa, Iara Marina Alves dos Santos, Ivana Claudia Rocha Santos de Oliveira, Jadir Lopes de Oliveira, Jallyson Henrique Alves Sobrinho, Joselma Dias da Silva, Juliana Maria Gonçalves de Amorim, Juliana Teotonio Mota Sousa, Jussara Martins Soares, Karina de Rezende Silva, Laila da Silva Santos Pereira, Lais Gomes de Faria, Leonice Aparecida Santos Tizzo, Luana Chaves Holanda Ghader, Luciana Fonseca Cadorin, Luciano Fernandes Silva.

Ainda: Manuel Alves Carneiro da Silva, Marcelo Defendi, Maria Conceição Morais Pereira, Maria José Custodio de Araújo, Maria Viviany de Morais Claudino, Morganna Braga Biolab, Murilo Ferreira de Carvalho, Osvandir Pereira de Oliveira Júnior, Rejany Machado Pena, Ricardo José Serrato Garcia, Rodrigo Antonio dos Santos, Samuarlly Braga Nunes, Selmara Fabiana Borges Cavaça, Valdirene Cristina Pelizon de Ázara, Vanessa Francianne Iwamoto Silva, Vera Lucia Castelo Monteiro, Viviane de Cassia Troncha Martins, Vivianne Vieira de Melo e Zeuner Pinheiro de Lemos.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.