CPI da Enel fará reunião para deliberação de matérias nesta quinta-feira, 11
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades no contrato de privatização da empresa Enel vai se reunir na manhã desta quinta-feira, 11, às 10h30, no Auditório Solon Amaral para deliberação de matérias.
Henrique Arantes (PTB), presidente da CPI, anunciou nessa terça-feira, 9, durante a sessão plenária, ter recebido a maior parte da documentação requisitada pela comissão à Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), ao Procon Estadual e à Enel Distribuição Goiás.
Após ser concluída a análise da documentação, o que deve ocorrer ainda esta semana, a CPI vai retomar os depoimentos. O primeiro a ser ouvido pela Comissão, no dia 21 de março, foi o diretor de Relações Institucionais da Enel, Humberto Eustáquio Correia. De acordo com Henrique Arantes o próximo a prestar depoimento deve ser o presidente da companhia em Goiás, Abel Rochinha. “ Ele precisa esclarecer muitas dúvidas dos membros da CPI. Possivelmente devemos convocá-lo na quinta-feira da semana que vem”, informou.
Objetivo da CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel foi criada para investigar supostas irregularidades na privatização da Celg (Companhia Energética de Goiás), além da qualidade dos serviços prestados pela sua sucessora, a companhia italiana Enel em Goiás. Antes dela, em 2009, outra CPI já havia sido instaurada, nesta Casa de Leis, para apurar questões relacionadas ao então endividamento da Celg. Os trabalhos dela foram presididos, na ocasião, pelo deputado Helio de Sousa, que na época pertencia ao quadro do Democratas e hoje integra o PSDB.
Além do presidente, Henrique Arantes, a CPI da Enel é composta pelos deputados Diego Sorgatto (PSDB) e Cairo Salim (Pros), como vice-presidente e relator, respectivamente. Integram igualmente o colegiado, como seus titulares: Alysson Lima (PRB), coautor da proposta juntamente com Henrique Arantes, e Chico KGL (DEM). Já na suplência estão: Rafael Gouveia (DC), Delegado Eduardo Prado (PV), Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Tião Caroço (PSDB).