Ministro promete visita antes de responder solicitação de novo hospital em Itumbiara

03 de Dezembro de 2013 às 14:40

A construção de uma nova unidade hospitalar é de interesse coletivo e vai, com certeza, garantir a reestruturação da saúde pública do município com soluções efetivas dos serviços prestados à população. Diante de números pedidos apresentados por comitiva de lideranças políticas de Itumbiara, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha prometeu avaliar com atenção as reivindicações do grupo e marcou uma visita técnica ao município ainda este mês para conhecer de perto a realidade da saúde pública local.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, em 2012 foram gastos cerca de R$ 46,7 milhões, sendo R$ 24,3 milhões aplicados pelo município e R$ 22,4 milhões pela União e Estado. No mesmo ano, o Hospital Municipal gastou cerca de R$ 15,8 milhões, 80% desse valor foram gastos com pessoal. O restante foi usado para manutenção da unidade. O município tem aplicado mais de 15% e não tem como aumentar o repasse de recursos. Só no ano passado foram aplicados cerca de 17,98% na saúde do município.

Para o deputado Álvaro Guimarães (PR), além de um novo hospital é preciso ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família, que conta com 14 unidades e cobre pouco mais de 50% da população. Para contribuir com o atendimento gratuito, o município contrata nove leitos do Hospital São Marcos, porque o município não dispõe de local adequado no Hospital Municipal e nem equipes para realizar tal atendimento. “Um hospital de referência vai resolver o problema de atendimento emergencial e oferecer atendimento de alta complexidade com leitos de UTI para adultos e crianças, com dignidade e conforto”, explica.

A reunião em Brasília foi agendada pelo deputador federal Jovair Arantes, lider da bancada do PTB na Câmara de Deputados e contou com a presença do deputado federal, Álvaro Guimarães (PR), do prefeito Francisco Domingues (Chico Bala) do PTB, do presidente da Câmara Divino Olímpio (PPS) e de todos os vereadores, assim como do Secretário Municipal de Saúde Wanderley Domingos. O poder Judiciário local foi representado pelo juiz estadual Altair Guerra que solicitou apoio do Governo Federal para nova certificação filantrópica ao Hospital São Marcos.