Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Lei prevê isenção da cobrança de taxa para traslado de corpos

29 de Junho de 2016 às 10:00

A Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ)  da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei nº 1019/16 de autoria do deputado estadual, Marlúcio Pereira (PSB), que prevê a isenção para traslado intermunicipal de cadáveres ou restos mortais humanos, por funerárias. A medida beneficiaria famílias carentes, que comprovem baixa renda.

O projeto prevê ainda que as despesas relacionadas à declaração de óbito e ao preparo do corpo para o transporte não estão incluídas na gratuidade e os custos deste deverão ser ressarcidos com recursos do Sistema Único de Saúde – SUS.

O deputado Marlúcio Pereira lembra que a traslado do corpo de uma cidade para outra, mostra dois problemas inevitáveis e nem sempre conciliáveis: a falta de solidariedade entre empresas e pessoas e a escassez financeira dos parentes mais próximos para realizar o traslado.

De acordo com a justifica do parlamentar a medida visa justamente evitar esta triste realidade. “Queremos ajudar a família envolvida quando a pessoa falecida precisa ser transportada de uma cidade para outra. Indiferente à dor dos envolvidos e da distância as empresas de transporte cobram um valor alto, principalmente para famílias que não têm recursos”, defende Marlúcio.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.