Cláudio Meirelles aplaude iniciativa federal de criação do Documento de Identificação Nacional

24 de Fevereiro de 2017 às 10:23

O deputado Cláudio Meirelles (PR) aplaude a aprovação, pelo plenário da Câmara dos Deputados, de projeto de lei que determina que dados biométricos e civis, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título de eleitor, sejam concentrados em um único documento: a Identificação Civil Nacional.

O Projeto de Lei 1775/15, apresentado pelo Governo Federal e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tramitava na Câmara desde 2015. O deputado federal Julio Lopes (PP-RJ) foi designado relator do processo, em julho de 2015, para a Comissão Especial que analisou o projeto.

Cláudio Meirelles afirma que, se aprovada a matéria, vai trazer muitos benefícios sociais à população brasileira. O deputado se diz a favor da unificação de todos os documentos em apenas um cartão. “Acredito que, principalmente em caráter policial, essa nova identificação nacional agilizaria o acesso a ficha criminal.”

Dentre outros benefícios, o parlamentar destacou também a praticidade de ter todos os nossos documentos em um cartão, parecido com o de crédito. “Conseguimos movimentar dinheiro através de um cartão de crédito, cuja segurança é garantida. Não vejo riscos dele ser clonado ou perdê-lo", concluiu.

O projeto de criação de um documento único para os brasileiros foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira, 21, e agora o Senado também vai apreciar e votar a proposta. Caso seja aprovada também pelos senadores, o presidente Michel Temer (PMDB) decidirá se sanciona ou veta o projeto.