Cais do Guanabara

Crédito: Ruber Couto
Cais do Guanabara
Gustavo Sebba visita técnica ao Cais do Jardim Guanabara
O deputado Gustavo Sebba (PSDB) verificou nesta quinta-feira, 23, a situação de funcionamento do Cais do Jardim Guanabara III. Ele levará às autoridades estaduais e municipais as principais demandas.

O presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social, deputado Gustavo Sebba (PSDB) realizou uma visita técnica nesta quinta-feira, 23, no Cais Jardim Guanabara III em Goiânia. A unidade faz parte da administração da Prefeitura de Goiânia.

Parte do corpo administrativo do Cais acompanhou Gustavo Sebba, na visita técnica: o vereador Sargento Novandir (PTN), que representa aquela região na Câmara Municipal também esteve presente. Ambos estavam acompanhados pelo diretor administrativo e médico Domício Vieira. A ida à unidade de Saúde teve o objetivo de verificar a real situação do Cais e ainda levantar junto ao corpo técnico, informações sobre a infraestrutura do local.

De acordo com o parlamentar, a solicitação da visita técnica a unidade de saúde foi realizada pelo vereador Sargento Novandir. Segundo Sebba, Novandir pediu o apoio do deputado para que ele possa  colaborar com as carências que a população daquela região passa na área da saúde.

O vereador destaca que foi feita uma reforma na área externa do Cais através da revitalização do gramado e  pintura, com objetivo de minimizar a poeira existente no local.

Gustavo Sebba ressalta que irá levar algumas dificuldades constadas ali ao conhecimento do Poder Executivo Municipal e Estadual, para que eles possam vir a corrigir as principais atividades realizadas na unidade.

Dentre as necessidades constatadas, o parlamentar aborda o quadro de profissionais, onde só existem dois pediatras atendendo na área de urgência e emergência para toda a região.  Sebba diz que “somente duas vezes por semana acontece atendimento na pediatria. Ou seja, os outros cinco dias da semana que chegarem crianças para serem atendidas não tem pediatra no Cais,” destaca o deputado.

Outro problema ressaltado pelo tucano são os laboratórios que estão a mais de um mês sem funcionamento, o que leva um prejuízo ao paciente por causa do tempo perdido. “Aquele paciente que precisa de uma resposta mais rápida de atendimento sofre com isso, de cinco a seis horas de espera por um resultado de exame laboratorial”, frisa Gustavo.

Domício Vilela, diretor técnico do Cais Jardim Guanabara III, constata que a falta de insumos em geral na unidade é muita, principalmente em relação a medicamentos básicos. Ele diz que por esse motivo o Cais às vezes acaba se tornando uma enfermaria, devido a falta de vagas nos hospitais da Capital.

Por fim, Gustavo destaca que os pacientes que precisam ser internados em unidades hospitalares e ficam aguardando dias nos Cais, não poderiam passar por isso. Segundo ele, essas unidades não tem aporte para isso.