Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Relatório do Orçamento Impositivo deve ser apresentado por deputado Simeyzon nesta semana

24 de Abril de 2017 às 12:14
Crédito: Marcos Kennedy
Relatório do Orçamento Impositivo deve ser apresentado por deputado Simeyzon nesta semana
Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento

O deputado Simeyzon Silveira (PSC) reuniu na tarde da última quarta-feira, 19, deputados da base e da oposição, na Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com o intuito de debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna impositiva a execução das emendas parlamentares ao Orçamento do Estado de Goiás.

O texto (Projeto de nº 3486/16) é de autoria do deputado Henrique Arantes (PTB), e conta com a assinatura de mais 23 deputados, segundo o site da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

No dia 5 de abril, durante apreciação de pauta da Comissão, os membros se manifestaram a favor do encontro – convocados por Simeyzon - e destacaram a importância de um orçamento impositivo para uma maior autonomia do Poder Legislativo.

Durante a reunião, parlamentares apresentaram emendas à propositura. Simeyzon informou, ainda, que os deputados têm até o dia 25 de abril, esta terça-feira, como prazo máximo para a entrega de sugestões ao relatório.

Simeyzon afirmou na reunião que não poderia relatar um projeto desta importância apenas com o seu pensamento, por dizer respeito a todos os parlamentares, além de querer um relatório de consenso. O deputado afirmou ainda ser ávido defensor das emendas desde o início da sua vida na política.

“O Orçamento Impositivo é um princípio importante para a independência do poder. É um instrumento que dá a ferramenta para os parlamentares defenderem suas bases, por isso, buscamos ouvir todos os deputados. O intuito é chegarmos a um consenso”, disse.

Participaram da reunião da Comissão os deputados Francisco Júnior (PSD), Henrique Arantes (PTB), Carlos Antônio (PSDB), Luis Cesar Bueno (PT), Helio de Sousa (PSDB), Lissauer Vieira (PSB), Álvaro Guimarães (PR) e Lívio Luciano (PMDB).

O autor da matéria, Henrique Arantes, se disse entusiasmado e parabenizou o domínio da matéria demonstrado por Simeyzon no início da reunião.

Carlos Antonio também parabenizou a escolha de Simeyzon para a relatoria do Projeto. O deputado deu sugestão para a obrigatoriedade para índices mínimos para Educação e Saúde.

Lissauer Vieira afirmou que a aprovação da PEC seria o fortalecimento do Poder e meio de retorno para o trabalho dos deputados. Ele também se mostrou a favor da implantação de índices mínimos já utilizados pelos estados, assim como o deputado Lívio Luciano.

Luis Cesar declarou ser favorável à matéria e afirmou que ela já deveria ter sido aprovada há muito tempo. “Os problemas dos municípios estão muito mais próximos do Parlamento do que do Poder Executivo. Esta é uma medida importante para que os municípios recebam os benefícios”, disse.

Helio de Sousa se mostrou favorável à PEC, mas defendeu um debate amplo sobre o índice proposto.

A PEC

A PEC do Orçamento Impositivo propõe que o Executivo estadual seja obrigado a executar as emendas parlamentares em até 1,2% da receita corrente líquida realizada no ano anterior. A matéria ainda prevê que metade do percentual terá que ser destinado a ações e serviços públicos de saúde, vedada a destinação para pagamento de pessoal ou encargos sociais. 

No Plenário, a Proposta de Emenda à Constituição Estadual precisará ser aprovada por maioria absoluta dos deputados, ou seja, 25, em dois turnos de votação, para, somente assim, ter o novo texto promulgado pelo presidente da Casa, deputado José Vitti (PSDB). (Com informações da Agência de Notícias da Alego)

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.