Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Virmondes quer tempo maior de estacionamento gratuito para idosos e pessoas com deficiência

27 de Abril de 2017 às 15:38

O deputado estadual Virmondes Cruvinel Filho (PPS) tem uma nova proposta para os estacionamentos de veículos automotores em funcionamento no Estado: segundo projeto de lei apresentado nesta semana, pelo parlamentar, na Assembleia Legislativa de Goiás, o período de permanência gratuita oferecido aos clientes em estabelecimentos comerciais deve ser dobrado em se tratando de pessoas com deficiência e idosos.

De acordo com a matéria – que segue em tramitação na Casa -, na hipótese de o estacionamento não conceder período de permanência gratuita, deverá estabelecer, no mínimo, 15 minutos como bonificação aos veículos automotores utilizados por esse público, em atendimento à norma. “Trata-se de medida simples e de benefício de mão dupla, que em nada prejudica a operação dos estabelecimentos privados, mas, ao contrário, implementa a qualidade do atendimento e do serviço”, destaca Virmondes.

Tratamento desigual - O deputado lembra que o tempo utilizado pelas pessoas, em geral, para o desempenho de determinadas tarefas é menor do que aquele necessário às pessoas com deficiência e aos idosos para o cumprimento das mesmas tarefas. Daí a justificativa básica para o seu projeto de lei.

“As pessoas com deficiência, bem como os idosos, possuem maiores dificuldades de locomoção, determinando a necessidade de prazos maiores para seus respectivos deslocamentos. Por isso, impor a esses segmentos prazos idênticos aos que são concedidos às demais pessoas para cumprirem determinada obrigação, ou condição, ou mesmo tarefa, constitui desarrazoado tratamento desigual”, argumenta.

O descumprimento à lei, conforme a proposta, sujeita o infrator às penalidades previstas na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor).  

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.