Defesa do Meio Ambiente

Crédito: Marcos Kennedy
Defesa do Meio Ambiente
Dep. Wagner Siqueira
Deputado Wagner Siqueira elege as questões ambientais como foco de sua atuação no 1° semestre. Ele ressalta a necessidade de regulamentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O deputado  Wagner Siqueira (PMDB) avalia como de alta produtividade sua atuação no primeiro semestre de 2017. O parlamentar assumiu o mandato na Assembleia Legislativa no dia 13 de fevereiro, na reabertura dos trabalhos plenários deste ano, na vaga aberta pelo ex-deputado Adib Elias (PMDB), eleito prefeito de Catalão, em 2016.

Em pouco mais de quatro meses de mandato, Siqueira, que integra a bancada de oposição na Casa, apresentou 21 requerimentos e 3 projetos de lei nas sessões ordinárias no Plenário Getulino Artiaga. Os requerimentos trataram de diversos assuntos, entre eles, solicitação ao Poder Executivo de execução de obras em várias cidades, como reformas de colégios estaduais.

Dos três projetos, dois trataram de assuntos ligados à questão ambiental, como o que obriga a divulgação nas embalagens plásticas do tempo natural de degradação e das formas de descarte final dos produtos potencialmente degradantes ao meio ambiente.

Outra proposta apresentada pelo parlamentar estipula obrigatoriedade do fornecimento de protetor solar para os servidores públicos que prestam serviço exposto à radiação solar.

Wagner Siqueira é um defensor da “bandeira ambiental”. Em 2005, quando era presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), implantou a coleta seletiva, de porta em porta, na capital. No dia 28 do mês passado o peemedebista promoveu a audiência pública “Desafios da Reciclagem”, com ampla participação de representantes de órgãos públicos, de entidades e cooperativas ligadas às questões ambientais. Na oportunidade, o deputado propôs a criação de uma frente parlamentar da reciclagem.

A audiência teve intensa participação devido ao grande interesse pelo tema. Wagner Siqueira destacou ainda a necessidade de regulamentação e implantação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. “Hoje, dos 246 municípios, nós temos menos de 20 com aterros sanitários. E o Plano Estadual já dá as diretrizes, mas não é lei, não foi regulamentado. Já existe o Plano, mas não está regulamentado, não tem datas, não tem prazos. O nosso objetivo é botar todos esses elos da corrente pra conversar”, ressalta.

A audiência pública tratou de temas acerca de resíduos de construção civil e resíduos eletrônicos. O principal objetivo foi de criar um grupo de trabalho para que seja elaborada uma agenda propositiva aos governantes e, também, que seja formada na Assembleia Legislativa uma Frente Parlamentar para tratar dos temas pertinentes.

Wagner Siqueira explicou que a solução se dará pela união dos esforços entre o Poder Público e a iniciativa privada, na busca de amenizar os gargalos existentes reduzindo os problemas na destinação dos materiais coletados. Para o parlamentar, o principal objetivo da audiência foi a elaboração do grupo de trabalho que no segundo semestre volte suas atenções para o setor, no sentido de identificar os problemas e promover soluções para todos os entes envolvidos no tema.