Ícone alego digital Ícone alego digital

Homenagens

11 de Agosto de 2017 às 11:30
Crédito: Sergio Rocha
Homenagens
Entrega de Título e Homenagens na Alego
Deputado Wagner Siqueira concede título de Cidadão Goiano ao superintendente regional do DNPM e entrega a Medalha do Mérito Legislativo a 14 personalidades que se destacam no Estado de Goiás.

O deputado Wagner Siqueira (PMDB) presidiu sessão solene para entrega de Título de Cidadão Goiano ao gaúcho Dagoberto Pereira Souza, superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), e outorga da Medalha do Mérito Legislativo para 14 personalidades goianas. A cerimônia teve lugar no Plenário Getulino Artiaga, na manhã desta sexta-feira, 11.

Compuseram a mesa diretiva dos trabalhos, juntamente com o deputado Wagner Siqueira, o homenageado Dagoberto Souza; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o senador Wilder Morais (PP); o ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima; representando o comando-geral da Polícia Militar de Goiás, Marco Antonio de Castro Guimarães e os deputados federais pelo PMDB Daniel Vilela e Pedro Chaves.

Ainda participaram da mesa a assessora especial da Governadoria, Lamis Cosac, representando o governador Marconi Perillo (PSDB); a procuradora-geral do Município, Ana Vitória Gomes Caiado, representando o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB); e o diretor-geral do DNPM, Victor Hugo Froner Bicca.

Em seu discurso de abertura, o deputado Wagner Siqueira enalteceu o trabalho do homenageado Dagoberto Pereira Souza. “Em nome do Poder Legislativo do Estado de Goiás gostaria de agradecer a presença dos homenageados, familiares, convidados, autoridades e de todos que nos acompanham pela TV Assembleia. É com muita felicidade que estou aqui para homenagear alguns homens que marcaram e continuam marcando as páginas da história de nosso Estado”.

O parlamentar relembrou a trajetória traçada pela personalidade homenageada do dia. “Esse homem nasceu no Estado do Rio Grande do Sul e transferiu-se para Goiás no final do ano de 1972. Em 1973 foi estudar na Escola Técnica Federal de Goiás, em Goiânia, onde concluiu os cursos ginasial e técnico em Agrimensura. Depois de trabalhar como agrimensor em Goiânia, no interior de Goiás, no Estado do Tocantins, Pará e outros Estados, Dagoberto graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, e posteriormente fez pós-graduação em Direito Ambiental e Direito Minerário.”

Wagner Siqueira aproveitou a oportunidade e parabenizou os advogados pelo seu dia, que é comemorado na data de hoje, 11 de agosto.

O deputado continuou enaltecendo os trabalhos do homenageado. “Dagoberto foi servidor público do Incra, trabalhou no Norte do Estado, região que hoje pertence ao Tocantins. Como empresário, atuou na área rural dedicando-se a demarcações de terras para assentamentos e implantações de projetos de eletrificação rural em vários municípios do interior de Goiás. Foi diretor de Política e Relações Trabalhistas do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás, o Sinduscon-GO, no ano de 2001 e 2002. Foi ainda consultor jurídico em contratos para a Eletronorte por sete anos, e, atualmente é superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral no Estado de Goiás e no Distrito Federal, onde presta seus serviços por aproximadamente seis anos.”

Wagner Siqueira concluiu reforçando que conhece muito bem a excelência do trabalho prestado por Dagoberto Pereira de Souza. “Sabemos de todo o seu comprometimento em busca da melhoria contínua da produção mineral no Estado e no país. Por meio do seu brilhante trabalho diversas comunidades já realizaram seus almejados sonhos.

Wagner Siqueira destacou ainda a importância da Medalha Pedro Ludovico Teixeira. “Devo destacar que esta medalha foi criada pela resolução número 855, no dia 4 de dezembro de 1991 e, é a condecoração máxima e de maior relevância concedida pelo Poder Legislativo. Ela é destinada às pessoas que reconhecidamente prestam ou prestaram serviços relevantes à sociedade Goiana. A medalha faz alusão ao ex-governador Pedro Ludovico Teixeira, fundador da nossa capital. É outorgada anualmente àqueles que têm seus nomes aprovados em Plenário”.

Medalha Pedro Ludovico Teixeira

"Pedro Ludovico Teixeira nasceu na cidade de Goiás, à época, capital do Estado. Esse grande homem foi um visionário que, com coragem, trabalho e atitude, fez um Estado no interior do país, crescer rumo ao progresso e a modernidade. Como herança nos deixou sua luta, bravura, resistência, e, principalmente, sua imagem como um político íntegro, honesto e capaz de qualquer sacrifício em benefício do progresso de Goiás e bem-estar do povo goiano", disse Wagner.

"É com muita alegria que concedo a Medalha de Mérito Pedro Ludovico Teixeira para alguns homens que nos inspiram e nos fazem acreditar em um mundo melhor. Homens de família, responsáveis por grandes feitos, estão aqui reunidos para receberem a maior honraria do Estado", ressaltou o parlamentar.

Wagner Siqueira lembrou que os homenageados escolhidos por ele são pessoas que fizeram e continuam fazendo muito pelo nosso Estado, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social, sensíveis diante daqueles que mais necessitam. “Me sinto honrado por homenagear hoje homens detentores de grandeza. Que deus abençoe a todos vocês e que continuem com o propósito de continuar contribuindo para a sociedade goiana.”

Homenageados:

Título de Cidadão Goiano

Dagoberto Pereira Souza

Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira

André de Sousa Chaves – Prefeito de Buriti Alegre;
Dirson Pereira Maia – Ex-diretor da Expresso Maia;
Jerônimo Pereira Lopes – Prefeito de Jandaia;
Jorge Jose de Souza – Prefeito de Firminópolis;
Luiz Carlos Cascão – Diretor de Transportes da Comurg;
Luiz Fernando Santana – Secretário Municipal de Trânsito de Goiânia;
Gilberto Martins Marques Neto - Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente;
Marcelo Silva de Oliveira -  Advogado;
Paulo Cesar Vicente Neto – 1° Sargento da PM;
Oseias Pacheco de Souza - Secretário de Finanças de Goiânia;
Marcelo Ferreira Naves - 3º Sargento BM;
Vinícius Gratão Dalul - 1º Tenente BM;
Wanderley Alves Soares - Capitão BM;
Wesley Francisco Pereira Sales - Cabo BM.

 

Homenageados

O homenageado com a entrega de Título de Cidadão Goiano, Dagoberto fez os agradecimentos pela homenagem. “Primeiramente gostaria de agradecer a Wagner Siqueira e também a todos os deputados que votaram para que meu nome fosse escolhido.”

Ele contou que sua chegada no Estado de Goiás se deu por volta de 1972. “Considero esse momento um dos mais importantes de toda minha vida. Cheguei em 1972 nesse Estado. Sempre me senti um cidadão goiano. Já se passaram quase 45 anos nesta terra e que venham mais 45 anos aqui, se Deus permitir”, considerou.

Em 2011 ele se tornou superintendente regional do DNPM. Por essa razão, dedicou suas homenagens aos seus colegas de trabalho. “Sem o apoio incondicional de todos eles, certamente eu não estaria aqui sendo homenageado por este respeitável Parlamento”, ressaltou.

Saudou, por fim, os demais homenageados nesta solenidade, que recebem Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.

Como representantes dos homenageados com a medalha Pedro Ludovico Teixeira, o prefeito de Buriti Alegre, André de Souza Chaves (PMDB) e o prefeito de Firminópolis, Jorge José de Souza (PP), falaram sobre a homenagem recebida.

André de Souza Chaves afirmou que a honraria ficará para sempre em sua memória. “Integrar o seleto quadro de personalidades que contribuíram para o Estado de Goiás me alegra muito. Receber uma honraria com nome de Pedro Ludovico Teixeira é uma responsabilidade grande e me faz lembrar do quanto devemos continuar lutando”, disse.

Ele estendeu o agradecimento ao povo da cidade que dirige, Buriti Alegre. “Concedo essa honraria ao povo de minha cidade. Prometo honrar essa medalha com o desenvolvimento de Buriti Alegre e do meu Estado”, afirmou.

O prefeito de Firminópolis, Jorge José de Souza, também falou em nome de todos os homenageados. Para ele, é honroso receber tal homenagem. “Faço parte de uma realidade dura de administrar uma prefeitura municipal em um país de eterna crise econômica. A população nos cobra muitas soluções para suas necessidades. Mas, pergunto: como satisfazer os anseios das pessoas com verba muito limitada?”, salientou.

Ele comentou sobre o seu trabalho na Prefeitura de Firminópolis para dar conta de todas as demandas do município. “Por tudo isso, acredito que o nome de nossa cidade foi lembrado para receber a Medalha Pedro Ludovico Teixeira."

O prefeito finalizou agradecendo a todos os presentes, especialmente ao deputado Wagner Siqueira, propositor da homenagem. 

Ao finalizar a sessão solene, o deputado Wagner Siqueira leu a mensagem enviada aos homenageados pelo governador Marconi Perillo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.