Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Deputado Estadual Karlos Cabral entrega título de Cidadão Goiano a Padre Geraldo Nascimento

20 de Setembro de 2017 às 14:21

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT) vai homenagear nesta quinta-feira, 21, o padre jesuíta Geraldo Nascimento, com a entrega do título honorífico de Cidadão Goiano, em reconhecimento à sua luta na defesa dos direitos humanos e da juventude ao longo dos mais de 20 anos que viveu em Goiás. 

A lei nº 19.676, de autoria de Karlos Cabral, confere a Padre Geraldo o título de Cidadão Goiano como forma de homenagear o líder religioso que por mais de duas décadas dirigiu a Casa da Juventude Pe. Burnier - CAJU, responsável pela emancipação e defesa da dignidade e dos direitos dos jovens, sobretudo empobrecidos e marginalizados. 

Mineiro de nascimento, com mais de 50 anos de vida religiosa, atua também na luta dos direitos humanos, reforma agrária, pessoa com deficiência, população encarcerada, causa LGBT, e defesa dos torturados pela ditadura militar.

Campanha "A Juventude Quer Viver e ameaças" 

Em 2006, quando estava à frente da CAJU, ajudou a criar a campanha A Juventude Quer Viver, que defendia a implantação de políticas públicas de juventude e lutava contra a redução da maioridade penal. No mesmo ano participou da fundação do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial, quando começou a receber inúmeras ameaças. Denunciou, entre outros crimes, execuções primárias atribuídas a 19 policiais militares presos, acusados de integrar um grupo de extermínio de jovens, deflagrado pela Operação Sexto Mandamento da Polícia Federal. Em razão das ameaças que se intensificaram, foi obrigado a se mudar da capital goiana após 21 anos. 

Para Karlos Cabral, a homenagem é um gesto simbólico de acolhida a um defensor da vida. "Me sinto feliz e honrado em homenagear e acolher com ato de lei, um amigo e referência na defesa da dignidade humana. O título de cidadão goiano é uma maneira de agradecer Padre Geraldo por todo testemunho e vida doada em favor dos pobres, jovens e oprimidos", reforçou o parlamentar. 

Atualmente Padre Geraldo mora na cidade de Goiás, onde trabalha com famílias da comunidade do Mosteiro da Anunciação do Senhor e presta assessorias sobre direitos humanos em todo o País.

SERVIÇO

Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Goiano ao Padre Geraldo Nascimento

Data: 21/09/2017

Horário: 20h

Local: Plenário Getulino Artiaga - Assembleia Legislativa de Goiás 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.