Na semana que celebra a saúde, profissionais da área são homenageados por Clécio Alves na Assembleia Legislativa

25 de Abril de 2024 às 17:40
Crédito: Maykon Cardoso
Sessão solene em homenagem à Semana da Saúde e de entrega de Certificado do Mérito Legislativo

Na tarde desta quinta-feira, 25, teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado a sessão solene de entrega do Certificado do Mérito Legislativo a profissionais da saúde, em homenagem à Semana da Saúde. O autor da propositura e presidente da solenidade, deputado Clécio Alves (Republicanos), reuniu diversos homenageados e familiares em reconhecimento aos que atuam pela saúde dos goianos.

Integraram a mesa oficial da solenidade a diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sandra Lúcia Pazini; o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Nadim Neme Neto; a ex-superintendente de Regulação e Políticas de Saúde de Goiânia, advogada Andréia Alcântara Barbosa; a médica Camila Martins Neves; o médico Kaio César Dal Col Oliveira, o ex-presidente da Amma e filho do parlamentar, Luan Alves; a médica Grasielle Silva Santos; e o ex-deputado Agenor Curado.

Ao iniciar seu pronunciamento inaugural da sessão, Clécio Alves manifestou o respeito à classe trabalhadora da saúde como dever inerente a cada cidadão. “Vocês, profissionais da saúde, têm um papel fundamental na vida de todos nós. São guerreiros e guerreiras!”, exaltou o parlamentar.

O deputado republicano relatou seu histórico de atuação na pasta, com destinação de verbas parlamentares. De acordo com Alves, foram destinados, por meio de emendas impositivas, R$ 10 milhões para a saúde em Goiânia, base eleitoral do deputado.

Em seguida, Clécio Alves manifestou seu apreço pelo secretário Municipal de Saúde da Capital goiana, Wilson Polara. “Tem projetos, tem experiência e tem ideias extraordinárias”, elogiou ao citar, como desafio maior ao secretário, o excesso de burocracia. Alves relatou uma proposta do mandatário da saúde voltado à redução das filas eletivas para cirurgias, em Goiânia, e que, conforme o parlamentar, Polara “está lutando para que isso seja o mais rapidamente colocado”.

“Aqui é o momento deste Poder [Legislativo] dizer a vocês: vocês merecem ser valorizados, respeitados, lembrados e homenageados”, celebrou Alves no encerramento de sua fala.

Primeira homenageada a se utilizar da tribuna, Andréia Alcântara lembrou a dedicação dos profissionais da saúde, em especial durante a pandemia da covid-19. Ela enalteceu a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus profissionais na promoção da saúde para “cuidar de vidas, a missão mais bonita que um ser humano pode ter”.

A fisioterapeuta Geyciane Rosa de Oliveira, também homenageada com o Certificado do Mérito Legislativo, foi outra que relembrou o período pandêmico, desafiador a todos os profissionais da saúde. “Deixamos nossas famílias para cuidar do outro. Corremos o risco de perder a nossa vida para salvar a do outro”, enalteceu ao agradecer o reconhecimento da solenidade. “Espero que possamos ser cada vez mais reconhecidos e lembrados”, encerrou.

Agência Assembleia de Notícias