Escola do Legislativo promoveu, nesta quinta-feira, 25, oficina sobre "Gestão de processos" para servidores
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com a Escola do Legislativo, realizou, na manhã desta quinta-feira, 25, a oficina sobre "Gestão de processos", que faz parte da programação da Semana da Cultura de Planejamento Estratégico. O encontro ocorreu no auditório 1 do Palácio Maguito Vilela.
Esse foi o quarto módulo da semana e teve como objetivo reconhecer informações ligadas à gestão por processos, sua ampliação, importância e experiência, de maneira simples e objetiva, para que os servidores possam conhecer os conceitos fundamentais com experiências práticas. Além disso, foram trabalhados métodos para desenvolver iniciativas e implementar mudanças.
A oficina foi ministrada pelo professor da Escola de Governo do Estado de Goiás, Marcos Vinícius Branquinho Xavier, que tem formação em processamento de dados e possui mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas, gestão de projetos, processos e gestão estratégica.
Branquinho ressaltou que o objetivo da oficina é estimular e provocar os participantes para que tenham consciência de que são atores de um processo e responsáveis por entregar valor à sociedade. “Essa oficina vem para trazer ferramentas, formas de planejamento para facilitar o dia a dia das pessoas não somente no trabalho, mas em todas as áreas de suas vidas”, disse.
Turma vespertina
A oficina "Gestão de processos" continuou no período da tarde, com a abordagem dos seguintes tópicos: organização e integrações, modelo conceitual de organização, experimentação, modelo de processo de negócios e execução de estratégias.
O palestrante esclareceu que os processos estão presentes em todas as áreas de trabalho. “Um processo é um conjunto de funções em uma determinada sequência que fornece valor a um cliente. Os processos são compostos por uma coleção de tarefas ou atividades inter-relacionadas que resolvem um problema”, afirmou.
A participante Carla Gonçalves Lacerda que trabalha na área administrativa da Alego relatou que as palestras estão sendo didáticas. Formada em administração, ela disse que o conhecimento prévio a ajudou a ter uma noção melhor da aula.