Ícone alego digital Ícone alego digital

Francisco Jr propõe instituir o Setembro Verde como mês de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

22 de Setembro de 2017 às 10:12

O deputado Francisco Jr (PSD) apresentou o projeto de lei nº 3410/17, que institui o mês da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, denominado “Setembro Verde”. Ressalta que a intenção da iniciativa dele é fazer com que o mês de setembro se torne referência e amplie a visibilidade para a Luta das Pessoas com Deficiência.

“A exemplo do Outubro Rosa, que representa a prevenção ao Câncer de Mama, e o Novembro Azul, na prevenção do Câncer de Próstata, o Setembro Verde é voltado à inclusão social das pessoas com Deficiência, o Mês da Inclusão”, salientou o deputado.

Diz mais Francisco Jr: “A escolha de ser em setembro é devido ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, que foi instituído em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições”.

E conclui: “Assim, em razão do cunho social da temática e em virtude de as pessoas com deficiência serem, em grande, parte carentes de recursos materiais, sem oportunidade de acesso a certas informações, a intenção é integrar através dos meios de comunicação a divulgação do Setembro Verde, assim como introduzir esse assunto durante todo o mês, para que o intuito seja de fato atingido e o tema seja inserido nas mais diversas camadas da sociedade”.

Aprovado preliminarmente em Plenário, a propositura está em discussão e votação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.