Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei do Executivo viabiliza a construção do Museu de Zoologia da PUC Goiás

28 de Setembro de 2017 às 12:10

Foi lido em Plenário, no dia 21 de setembro, o projeto de lei n° 3652/17, de autoria do Executivo, que autoriza a transferência de recurso financeiro, no montante de R$ 5.406.387,33 (cinco milhões, quatrocentos e seis mil, trezentos e oitenta e sete reais e trinta e três centavos), à Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). A verba será empregada na criação e construção do Museu de Zoologia da PUC Goiás.

Ao apresentar o projeto de construção do Museu de Zoologia e propor a parceria com o Poder Público estadual, a PUC Goiás, por meio do seu atual Reitor, Professor Wolmir Therezio Amado, defende que a proposta tem sua origem por ocorrência da doação, do professor José Hidasi à PUC Goiás, de um acervo da fauna mundial que reúne milhares de peças didáticas e científicas que compreende invertebrados, répteis, aves e mamíferos. O acervo é resultado do trabalho de mais de 50 anos do conhecido ornitólogo, que ao longo de anos de pesquisas reuniu essa coleção diversificada, com um número aproximado de 27.000 espécimes. 

“Com a doação do acervo, a PUC Goiás assumiu a responsabilidade sobre o acervo e atuou no sentido de buscar recursos para possibilitar a criação de um espaço museal para conservar, pesquisar e documentar as coleções, disponibilizando-as para a comunidade, em particular as comunidades científica e estudantil através de um espaço de pesquisa e exposição”, explica o professor. 

O projeto propõe, portanto, a construção do Museu de Zoologia no campus 2 da PUC Goiás, localizado no Jardim Mariliza, em Goiânia. A escolha do local é estratégica, pois permite integrar o Museu ao complexo científico-cultural mais reconhecido e visitado na cidade, que compreende o Memorial do Cerrado, o Museu de História Natural, o Centro de Estudos e Pesquisas Biológicas, o Memorial João Paulo II e o Centro de Convenções da PUC, que será inaugurado em breve. 

“Neste contexto, o Museu de Zoologia poderá atrair e atender adequadamente eventos científicos de porte internacional e ampla visitação. A parceria da PUC Goiás com o Governo do Estado de Goiás, com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, permitirá realizar uma obra única no cenário museológico nacional e internacional, pela relevância científica das coleções e pelo foco no bioma característico de nossa região, o Cerrado, que é considerado um `hot spot´ de biodiversidade", defende o governador. 

A proposta será encaminhada para a análise de um relator na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e, após emissão do parecer, deverá ser submetida à avaliação dos membros da Comissão, o que deverá ocorrer nas próximas sessões.

Para se tornar lei, a matéria precisa além do aval das Comissões da Casa, ser aprovada em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do Governador.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.