Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa Entrevista fala com Joel Sant’Ana sobre dia C da Ciência

20 de Outubro de 2017 às 13:00

O programa Entrevista conduzido pela jornalista Luciana Martins entrevistou o diretor administrativo da Assembleia Legislativa (Alego), Joel Sant’Ana, para falar sobre o Dia C da Ciência que vai ocorrer na próxima quarta-feira, 25, na Alego.

O Dia C da Ciência, de acordo com Joel Sant’ Ana, é um evento nacional e a Alego abriu as portas para exibir pesquisas científicas goianas. “A Alego recebeu o reitor da UFG para selar uma parceira. A exposição que vai ocorrer dia 25 vai trazer tudo que a ciência já fez pela vida das pessoas”, explicou.

A exposição vai ocorrer durante todo o dia no hall de entrada da Casa e contará com diversas pesquisas da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), além de outros centros tecnológicos. “Queremos mostrar para a população a importância da ciência em nosso dia-a-dia”, disse.

Além da exposição, haverá também uma audiência pública às 10h30 para discutir os avanços da Ciência no país e no Estado de Goiás. “A Alego abriu as portas para essa divulgação da Ciência e sua importância. Convidamos a presença de todos para a reunião e para visitarem também a exposição”, ressaltou Joel.

Joel Sant’ Ana que já foi Secretário de Ciência e Tecnologia de Goiás até o ano de 2010, afirmou que o Estado tem avançado exponencialmente no âmbito da Ciência e da Tecnologia. “Nós já avançamos muito. Goiás se destaca por investimentos em pesquisa científica. São pesquisas para melhorar a vida das pessoas”.

Ele deu como exemplo de pesquisa e inovação originária da UFG, o caso da fabricação de isopor com goma de cajueiro. “A goma de cajueiro é biodegradável, isso melhora a qualidade do meio ambiente e consequentemente a vida da população”, explicou.

O mais importante da exposição, para Joel, é o cidadão compreender que a ciência faz parte do seu dia em quase tudo que faz. “A ciência está nas coisas mais simples e muitas vezes as pessoas acham que pesquisas estão muito distantes de sua realidade. Quase 90% das pesquisas feitas em Goiás vem de nossas próprias universidades e centros tecnológicos”, destacou.

Por fim, ele citou a Casa de Leis como um meio importante para que a pesquisa possa avançar em Goiás. “A Alego sempre está aberta para melhorar a vida da população. Aprova leis que beneficiam e estimulam a pesquisa e desenvolvimento científico”.

Confira a entrevista completa no canal 8 da Net, TV aberta 61.2 e pela web, no Portal da Assembleia Legislativa, no endereço eletrônico: http://al.go.leg.br/midia/tv

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.