Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
14ª reunião do Fórum Permanente de Energia discute aperfeiçoamento do Programa Goiás Solar

27 de Outubro de 2017 às 13:36
Crédito: Denise Xavier Lemes
14ª reunião do Fórum Permanente de Energia discute aperfeiçoamento do Programa Goiás Solar
Reunião do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás
Reunião aconteceu no Senai, em Goiânia, e discutiu acapacitação profissional no Senai; foram apresentados números do Programa Goiás Solar e também do Casa Solar, que prevê a instalação de mais de 5.500 unidades de geração fotovoltaica em Goiás; além do licenciamento das Pequenas Usinas Hidrelétricas no estado.

Presidido pelo deputado estadual Simeyzon (PSC), o Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético de Goiás realizou nesta sexta-feira, 27, sua 14ª reunião, desta vez no Instituto Senai de Tecnologia, no Setor Fama, em Goiânia.

Compuseram a mesa Tiago Bailão, gerente do Instituto Senai de Tecnologia em Automação;  Misclay Marjorie, diretora Da Faculdade Tecnologia Senai - Ítalo Bologna; Sevan Naves, diretor-presidente da APCH; Marcel Bruno Silveira Souza, diretor-técnico da Agehab; e o gerente de energia e telecomunicação da Secima, Rodrigo Costa Silveira.

O presidente do Fórum iniciou a reunião agradecendo o Senai por abrir o espaço ao Fórum, e destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado Senai, principalmente com cursos de especialização que foram abertos na área de energias renováveis.

Simeyzon falou também sobre o aperfeiçoamento do Programa Goiás Solar, inclusive sobre a intenção de que todos os tipos de energia renovável sejam incluídos no Goiás Solar. “Precisamos tornar o programa lei, pois o Goiás Solar é maior que as nossas atividades, e o projeto precisa continuar acontecendo independentemente de quem está ou não. O trabalho que tem sido feito não pode ficar sem respaldo legal jurídico no futuro”, afirmou.

Misclay falou em nome do Senai, e colocou os produtos e serviços do Sistema Senai que podem contribuir ao Fórum. A diretora ainda anunciou o início do curso superior de Tecnologia em Mecatrônica, que terá duração de três anos, com especialização na parte elétrica e mecânica, muito ligado às atividades do Fórum Permanente de Energia.

O Senai inaugura no dia 13 de dezembro uma Estação Solar Para Recarga de Bicicletas Elétricas, que serão utilizadas para a ronda dos seguranças nas dependências da Faculdade.

As palestras

Tiago Alves Barros Rosa palestrou sobre a capacitação profissional, que possui cinco cursos técnicos, e também cursos de curta duração em energia (Energia Solar; Instalação de Módulos Fotovoltaicos; Projetos de Sistemas Fotovoltaicos conectados à Rede; e Eficiência Energética) bastante ligados ao tema trabalhado no Fórum.

O próximo palestrante foi Sevan Naves, diretor-presidente da APCH, que falou sobre a questão do licenciamento ambiental das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH’s). Segundo Sevan, Goiás deixou de receber R$ 3 bilhões de investimentos nos últimos três anos, devido a falta de licenciamentos liberados pelo governo estadual, e cobrou celeridade nesta questão.

O diretor-presidente da APCH ainda enfatizou que as fontes solares e biomassa não são concorrentes da PCH, mas sim complementares.

O gerente de energia e telecomunicação da Secima, Rodrigo Costa Silveira, apresentou números do Programa Goiás Solar, e falou sobre o questionário de avaliação da primeira etapa do programa – disponível a partir do dia 1º - que poderá ser respondido por pessoas ligadas a área, e que visa aperfeiçoar o trabalho que já está sendo feito nesta primeira etapa.

Marcel Bruno Silveira Souza, diretor-técnico da Agehab, fala do planejamento do Programa Casa Solar, “uma experiência inovadora de eficiência energética e inclusão social em moradias populares em Goiás”,disse.

Marcel afirmou que o respaldo dado pelo Fórum Permanente ao projeto Casa Solar foi primordial para trabalho que vem sendo realizado. “É mérito maciço do Fórum, e do trabalho que vem sendo realizado pelo deputado Simeyzon como presidente, o nosso sucesso na entrega destas casas com unidades consumidoras de geração fotovoltaica”, salientou.

Segundo o diretor-técnico da Agehab, o programa Casa Solar deseja, no futuro, utilizar o sistema de aquecimento solar juntamente com o fotovoltaico nas próximas casas que serão entregues em Goiás.

O Programa Casa Solar prevê, nos próximos anos, instalar 5.530 unidades de geração distribuída, de acordo com as solicitações dos municípios no estado. Hoje, em Goiás, há 368 unidades instaladas, que geram mais de 5.500 KW de energia, segundo dados do site do Programa Goiás Solar.  

A 15ª reunião do Fórum Permanente de Energia acontece na Celg, no dia 24 de novembro.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.