Assembleia abre exposição Ícones Negros para lembrar Dia da Consciência Negra

Crédito: Y. Maeda
Assembleia abre exposição Ícones Negros para lembrar Dia da Consciência Negra
Abertura da exposição - Ícones Negros

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio do projeto Terça Cultural, abriu na manhã desta terça-feira, 14, a exposição “Ícones Negros”, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que é celebrado nacionalmente no dia 20 de novembro. O evento ocorreu no hall de entrada do Palácio Alfredo Nasser.

A realização do projeto é da Associação Pérola Negra e conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura e apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apoia a realização da mostra na Alego.

Marilena da Silva, coordenadora e idealizadora do projeto, destaca a importância de falar e enaltecer a cultura afro-brasileira. Segundo ela, as personalidades representadas nas telas mostram os negros que de alguma forma lutaram e engradeceram a raça negra no Brasil e no Mundo.

“É preciso mostrar a nossa história de um povo tão sofrido que vem lutando a séculos em busca de nossos direitos sociais. Não podemos nos calar, esses ícones pintados por Selvo Afonso vêm para nos ajudar a gritar, valorizar e refletirmos sobre a consciência negra. Mártires como Luther King e Malcolm X nos influenciam até hoje. Eles lutaram e morreram em busca de igualdade social e racial”, afirma a idealizadora do projeto.

Durante a abertura, Selvo Afonso destacou que se existe um povo que não deveria ter preconceito, esse povo deveria ser brasileiro. Segundo ele, mesmo com mais de 400 anos de escravidão vividos anteriormente, o preconceito está longe de acabar no Brasil. O artista aborda que o Brasil é um país miscigenado, rico em raças.

“O nosso sangue é uma alquimia. Minha avó era portuguesa e meu avô era negro, somos todos um perante Deus independente de cor. Essa exposição é justamente para enaltecer a cultura negra. Foram meses pintando esses quadros, cada tela tem sua beleza própria e antes de fazer cada desenho eu lia a história dessas pessoas, é uma forma de me aproximar dessas pessoas”, finalizou o artista.

A exposição também marca os 40 anos de carreira do artista plástico goiano Selvo Afonso, cuja trajetória artística destaca-se pela valorização e dignificação das belezas negra e indígena. Para escolha das personalidades homenageadas foram consultados cem pesquisadores de destacado envolvimento com estudo das questões relativas à África e Cultura Negra, que elegeram nomes nacionais e internacionais de maior relevância para a história e a cultura do negro no Brasil e no Mundo.

Sobre o artista

Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Artes Visuais, Selvo Afonso traz em sua bagagem mais de 30 exposições individuais e 70 coletivas. Em 2006, o artista rodou o país com a exposição “Raízes”, que abriu a Conferência de Intelectuais Africanos e da Diáspora. Em 2015, as telas da exposição “Anjos do Brasil” retratavam sorridentes crianças negras e indígenas, trabalho que teve grande repercussão.

Dia da Consciência Negra

Em 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão, em 1695. Foi criado em 2003 como celebração incluída no calendário escolar até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei nº 12.519/11.

Ícones Negros

A mostra ficará presente no Hall de entrada da Alego do dia 14 ao dia 17 de novembro e conta com 37 telas de diversas personalidades negras como o cantor Michael Jackson; Angela Yvonne, professora universitária e filósofa estadunidense; Luís Gonzaga Pinto, líder abolicionista e jornalista; Chloe Anthony, escritora e dramaturga estadunidense; Taís Araújo, atriz e apresentadora de TV; Gilberto Gil, escritor, compositor, e músico; Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado Rei do Futebol; Barack Obama, ex presidente dos Estados Unidos, entre outros.