Ícone alego digital Ícone alego digital

Política de sangue em Goiás será debatida, nesta terça-feira, na Alego

20 de Novembro de 2017 às 19:29

A Comissão de Saúde e Promoção Social da Assembleia Legislativa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) promovem debate sobre a “Política de Sangue em Goiás”. O evento vai ser realizado das 8 às 12 horas desta terça-feira,21, no Auditório Costa Lima.

A discussão vai girar em torno do teor de uma Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde que prevê, entre outras coisas, a implantação de uma nova política de doação, distribuição e transfusão de sangue em Goiás e a terceirização do Instituto de Hemoterapia de Goiás (Hemocentro) para uma Organização Social (OS). O Conselho Estadual de Saúde considera que apenas a parte administrativa do Hemocentro deve ser gerida por uma OS. “A coordenação e orientação da política de sangue não pode ser terceirizada. Isso é política pública que deve continuar nas mãos do Estado”, disse Venerando de Jesus, 1º secretário do Conselho Estadual de Saúde.

Um dos objetivos do encontro é permitir a discussão sobre a política de doação, distribuição e transfusão no Estado de Goiás para que a mesma possa ser ampliada e melhorada para o cidadão sem deixar de ser coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde. No encontro será apresentada a proposta de reestruturação da política de sangue em Goiás que, aos moldes do Estado de Santa Catarina será aplicada, nos próximos dias no Estado. De acordo com o superintende Executivo da SES-GO, Deusdedith Vaz, esse trabalho compreenderá na parceria com o Terceiro Setor – assim como em Santa Catarina - para reestruturar os Hemocentros Estaduais com o trabalho já em curso na SES.

Durante o evento autoridades da área vão discutir também condições ideais de atendimento da demanda por sangue no Hemocentro sempre crescente, diante de uma redução constante das doações. Vão presidir a mesa o presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Alego, deputado Lincoln Tejota (PSD) e o deputado estadual Helio de Sousa (PSDB), membro da Comissão.

Também devem fazer parte da mesa dos debates Deusdedith Vaz, Superintendente Executivo da Secretaria Estadual da Saúde (SES); Rafael Arruda, Procurador do Estado, Liorcino Mendes Filho, Presidente do Conselho Estadual da Saúde (CES), Maria Cecília Brito, Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Eduardo Prego, Promotor de Justiça do Centro Operacional da Saúde do Ministério Público Estadual (MPE).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.