Ícone alego digital Ícone alego digital

Com apoio de Simeyzon Silveira, palestra com nomes nacionais da Abracrim é realizada nesta tarde na Alego

21 de Novembro de 2017 às 19:07
Crédito: Ruber Couto
Com apoio de Simeyzon Silveira, palestra com nomes nacionais da Abracrim é realizada nesta tarde na Alego
Reunião da Associação dos Advogados Criminalistas de Goiás

Uma série de palestras organizada pela Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Goiás (Abracrim-GO) está sendo ministrada na Assembleia Legislativa com apoio do deputado Simeyzon Silveira (PSC). A terceira delas foi realizada na tarde desta terça-feira, 21, no Auditório Costa Lima, e contou com a presença de membros, representantes da área jurídica e estudantes do curso de Direito de diversas instituições de ensino.

Esteve presente no evento o presidente nacional da Associação, Elias Assad, responsável pela palestra “Defesa inviolável e juiz imparcial como conquista dos povos”; e o presidente da Abracrim paulista, Mário Filho, apresentador do programa Papo de Criminalista em um canal da plataforma Youtube, o qual abordou o tema “Cadê a Justiça que estava aqui? O gato comeu!”.

Debateu com eles o presidente da Abracrim goiana, Alex Neder, e os advogados criminalistas Rogério Leal, Alessandra Nardine e Danilo Vasconcelos. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor de eventos da Associação, o advogado Eliton Marinho.

Uma perspectiva foi unânime durante o debate: que o advogado criminalista tem sido estigmatizado por exercer a advocacia em favor daqueles que têm problemas com a justiça criminal. “Nós representamos as famílias brasileiras que têm pessoas que se envolvem com problemas criminais. A própria Constituição Federal diz que somos representantes daqueles que não têm voz. Sem nós não se asseguram esses direitos estabelecidos”, elucidou Elias Assad.

Já Mário Filho ressaltou a importância de se defender os direitos, as prerrogativas e a paridade de armas do advogado criminalista. “O Estado está sempre em uma posição de vantagem sobre o advogado. O juiz manda, o promotor de Justiça do Ministério Público Federal ou Estadual requisita e o advogado requer. Nós precisamos da paridade de armas para que haja o equilíbrio. Não existe justiça desequilibrada”, afirmou. Para ele, este profissional precisa ter os seus direitos e suas prerrogativas respeitadas para que exerça com independência o seu múnus público.

Apoiador da iniciativa, o deputado Simeyzon Silveira elucidou que o Poder Legislativo estadual é o lugar para as grandes discussões e por isso tem trazido debates importantes. “O Parlamento goiano é uma Casa que trabalha com Leis. Então, uma vez que trabalhamos com Leis, nós estamos trazendo referências na área do Direito no Brasil e isso é de grande importância, pois oportunizamos que advogados, universitários, estagiários e servidores da Alego da área do Direito aprendam com esses grandes nomes que realizam as palestras”.

O parlamentar almeja que a Assembleia Legislativa se torne referência neste tipo de contribuição com a sociedade. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.