Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Audiência pública no Real Conquista aponta ações positivas

12 de Dezembro de 2017 às 09:27

A deputada Isaura Lemos (PCdoB), presidenta da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), realizou audiência pública na última quinta-feira, 7, no Residencial Real Conquista, em Goiânia, para tratar da regularização fundiária do bairro, que foi construído pelo Governo do Estado para abrigar as famílias que ocupavam o Parque Oeste Industrial, removidas de lá em 2006, mas que até hoje não receberam a escritura de suas casas. 

A realização da audiência pública atendeu pedido dos moradores, que lotaram o auditório da Escola Municipal Renascer. Cerca de 400 pessoas registraram presença. Elas reivindicam a conclusão dos processos de regularização dos imóveis, a cargo da Prefeitura de Goiânia e da Agência Goiana de Habitação (Agehab), e reclamaram da demora na liberação das escrituras. Os moradores enumeraram as dificuldades que enfrentam devido à falta do documento, pediram maior transparência em relação aos critérios de distribuição das casas e questionaram a respeito do pagamento do IPTU. 

Situação dos processos

No total, há 2.340 moradias no bairro, sendo 1.184 de responsabilidade da Agehab e 1.156 do município de Goiânia. Da parcela pertencente ao Estado, 831 já completaram oito anos de ocupação e, portanto, são elegíveis para recebimento de escritura, conforme a Lei Estadual nº 17.545, de 2012. Dessas 831 famílias, 464 assinaram suas escrituras, mas a finalização dos processos ainda depende da assinatura da Agehab e da Procuradoria Geral do Estado. O restante encontra-se pendente por falta de assinatura dos beneficiários, por problemas no cadastro ou por processos judiciais em andamento. 

A legalização dos 1.156 imóveis que estão em nome do município depende de adequação na legislação municipal, que deverá ser alterada em função de lei federal, aprovada em julho, que reduz o custo das escrituras para as famílias de baixa renda. O diretor de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, Raimundo Coelho, presente na audiência pública, informou que um novo projeto de lei foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município, para apresentação à Câmara de Vereadores de Goiânia ainda esse ano. Somente após a aprovação da nova lei é que os processos de regularização fundiária serão retomados. 

Sobre o IPTU – O secretário da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Alego, Valdivino Edson Azevedo, esclareceu aos moradores que o IPTU deve ser pago, mesmo os imóveis estando em nome do Estado ou do município. O pagamento também reafirma a titularidade do imóvel por parte do ocupante, que tem o seu CPF atrelado a ele. 

A deputada Isaura Lemos se comprometeu a acompanhar os processos e disse que a questão da regularização fundiária em Goiás, tanto na cidade quanto no campo, está na pauta de prioridade da Comissão para o próximo ano. A parlamentar disse ainda que encaminhará requerimento aos órgãos públicos, pedindo melhorias na infraestrutura do Real Conquista, conforme demanda apontada pela comunidade.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.