Ir para o conteúdo principal

Conselho Tutelar de Abadiânia-GO

A- A+

Conselhos Tutelares

CCA visita quatro municípios esta semana, dando prosseguimento ao trabalho de apoio aos Conselhos Tutelares. O deputado Carlos Antonio coordena os encontros que se iniciaram na quarta-feira.

Presidente da Comissão da Criança e Adolescente (CCA) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Carlos Antonio (PSDB) está realizando, desde quarta-feira, 14, com prosseguimento nesta quinta-feira, 15, visitas técnicas aos Conselhos Tutelares dos municípios de Abadiânia, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás e Teresina de Goiás, as duas primeiras na mesorregião Leste Goiano e as outras duas na mesorregião Norte Goiano.

Segundo o parlamentar, o objetivo da visita in loco, é dar sequência às ações de fortalecimento dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). E mais: ter conhecimento das atividades desenvolvidas por todos os integrantes da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em cada município. O deputado já vai somar 235 visitas técnicas realizadas.

“Venho realizando esse trabalho, objetivando não apenas buscar melhor estrutura física para os Conselhos Tutelares e qualificação dos conselheiros tutelares, mas, também, o fortalecimento como um todo do sistema de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes nos municípios de Goiás. Realizamos esse trabalho, desde 2011, e, graças a Deus, conquistamos avanços significativos”, ressalta Carlos Antonio.

A primeira visita foi em Abadiânia, a 78 quilômetros de Goiânia, na sede do próprio Conselho Tutelar do município, às 8h30. Além dos conselheiros tutelares – Renivaldo dos Santos Moraes (presidente), Maria Aparecida Ferreira Ribeiro, Itamar Luís Faustino, Régio Pedro de Moraes e Antônio José – e do presidente do CMDCA, Timóteo Mendes, autoridades municipais estão convidadas para a reunião com o deputado. Espera-se participação do prefeito municipal, José Aparecido Alves Diniz; e do presidente da Câmara de Abadiânia, Davy Felix Vaz da Silva.

A segunda visita foi no município de Alexânia. Carlos Antônio e equipe foram recepcionados pelos conselheiros tutelares: Antônio Pereira Lima (presidente), Ana Claudia de Oliveira Carvalho, Samuel Geraldo de Alcântara, Nilsemaria da Silva e Aparecida Alves Magalhães Faria, bem como pela presidente do CMDCAm Fernando Silva Santos. Estão convidadas para o encontro as autoridades municipais, aos exemplos do prefeito Allyson Lima, vereador Marques Zedex, presidente da Câmara; e secretaria de Assistência Social, Jessica Neri.

Já a terceira visita técnica será realizada nesta quinta-feira, 15, às 9 horas, no Conselho Tutelar de Alto Paraíso. Os conselheiros tutelares Uenis Ferreira da Silva (presidente), Lenir Moura Sobrinho, Etna Campos Almeida, Valmira Xisto da Silva e Thais Torres Quintania recepcionam Carlos Antonio e equipe da Alego. Estão convidados para a reunião: Marinho Mendes da Silva, prefeito; Marlony Dias Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Vereadores; Luana Vilas Boas, presidente do CMDCA; e Mailza Leite, secretária de Assistência Social, entre outras autoridades do município.

A quarta e última visita técnica dessa jornada está agendada para as 13 horas, no Conselho Tutelar de Teresina de Goiás. O deputado e equipe serão recepcionados pelos conselheiros tutelares: Jeová Cantuaria de Souza (presidente), Claudimar Fernandes dos Santos, Ana Patrícia Domingos Alves, José Nilton Ferreira da Silva e Luciana Pereira dos Santos. Entre outras autoridades convidadas para o evento estão: Josaquim Miranda, prefeito; Valdemi Pereira Lopes, presidente da Câmara Municipal; Neide Cezario de Torres, presidente do CMDCA; e Maria de Jesus Bastos Miranda, secretária de Assistência Social.  

Carlos Antonio adiantou que falará aos conselheiros tutelares da necessidade de realizarem seu trabalho se baseando em três pilares. “Estruturação é o primeiro passo para um Conselho Tutelar que deseja realizar um bom trabalho em seu município; o segundo é capacitação, já que saber lidar com as situações adversas com discernimento é fundamental; e, por último, o reconhecimento, que é de suma importância para os Conselhos Tutelares obterem ajuda e respaldo da sociedade como um todo”, frisou.

Segundo ele, a preocupação é investir nas crianças e nos adolescentes, o que resulta em um Estado e, consequentemente, um país melhor para todos. A educação, lembra o deputado, é o alicerce para esta mudança ocorrer. "Precisamos justamente de reuniões como essas, para promovermos uma maior aproximação do poder estadual do municipal, bem como dos prefeitos com os conselheiros tutelares.”

Sempre ao final das visitas, o deputado realiza uma explanação geral sobre o trabalho da CCA ao longo dos últimos anos, sob a orientação dele.

Assembleia em Tempo Real

18/03/2019

14:17 - Autoridades e diretora de escola participam de audiência pública sobre violência escolar

14:12 - Aberta audiência pública para discutir segurança nas escolas de Goiás

13:50 - Assembleia Legislativa sedia 1º Congresso Goiano de Autismo

12:52 - Programa Politizar desenvolvido pela Alego cadastra universitários em Jataí e Rio Verde

12:31 - PL de Cairo Salim propõe licença-maternidade especial para mães de bebês prematuros

11:33 - Alysson Lima propõe proibir apreensão de veículos com documentos em atraso por período inferior a dois anos

10:12 - Diego Sorgatto quer proteger direitos de pacientes terminais

09:41 - Secretária de Economia, Cristiane Schmidt presta contas na Alego nesta 4ª-feira, 20

08:23 - Henrique Cesar propõe licença-maternidade de nove meses para servidora do Estado com filho deficiente

07:27 - Comissão da Criança e Adolescente define plano de trabalho nesta terça-feira, 19

06:56 - Início das atividades

15/03/2019

20:05 - Encerramento das atividades

18:45 - Virmondes quer instituir Política de Divulgação da Lei Maria da Penha em escolas públicas

18:17 - Coronel Adailton antecipa ao Programa Ação Parlamentar o trabalho que fará nas comissões

16:54 - Comissão da Assembleia distribui Código de Defesa no Dia do Consumidor

15:49 - CCJ aprova projeto de Iso Moreira que prevê kits de primeiros socorros em academias de ginásticas

14:45 - Alego discute implantação de programa que permitirá acesso a bibliotecas por parte de deficientes visuais

14:41 - Major Araújo propõe benefício para profissionais da segurança pública

13:25 - Bruno Peixoto propõe alterar lei sobre atividades suplementares em farmácias

12:06 - Vinícius Cirqueira recebe visita de conselheiros tutelares de São Miguel do Araguaia

11:27 - Na História: Há 189 anos era lançado o primeiro jornal impresso de Goiás

11:11 - Antônio Gomide quer apoio do Estado para que municípios elaborem planos de saneamento básico

10:49 - Henrique Arantes propõe parcelamento do IPVA em até 12 meses

10:25 - Álvaro Guimarães aplaude projeto de lei que equipara salários de homenes e mulheres

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...