Setor Energético

Crédito: Ruber Couto
Setor Energético
Estação fotovoltaica
Com fomento à energia solar fotovoltaica, Assembleia colabora, através do trabalho do deputado Simeyzon Silveira no Fórum do Setor Energético, para que Goiás avance nas esferas econômica e ambiental.

Os recorrentes problemas nacionais relacionados à energia elétrica fizeram com que os Estados passassem a repensar a matriz energética brasileira. A exemplo disso, Goiás tem concretizado iniciativas que visem o fomento de fontes energéticas limpas para que sejam integradas à sua matriz hidráulica. E a Assembleia Legislativa tem uma importante contribuição neste processo.

Diferentes atores se reuniram para protagonizarem, juntos, uma história de desenvolvimento econômico e sustentável a partir do incentivo à geração de eletricidade por meio do sistema solar fotovoltaico. A parceria entre Governo estadual, Parlamento goiano, Prefeitura de Goiânia, entidades fiscalizadoras, do setor produtivo, sociedade civil organizada, universidades, grupos empresariais e instituições financeiras tem transformado o cenário energético do Estado, o qual revela potencial para ainda mais crescimento.

Em menos de 24 meses, Goiás saltou da 16ª para a 8ª posição no ranking nacional de geração de energia solar. Atualmente, são mais de 550 sistemas de geração distribuída instalados, favorecendo mais de 620 unidades consumidoras, que somam mais de 8.800kW de potência (8,8MW).

O Fórum de Discussão Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético é uma plataforma de debates do Legislativo estadual que se reúne mensalmente para discutir demandas, apresentar propostas e entregar soluções práticas para a área de energia elétrica. Ele foi criado por uma iniciativa do presidente da Comissão de Minas e Energia da Casa, deputado Simeyzon Silveira (PSC) que, desde então, preside todas as suas reuniões.

Dois anos desde a sua criação, o Fórum do Setor Energético intermediou de forma direta diversas conquistas para o Estado, como o Programa Goiás Solar, lançado com objetivo de incentivar a geração e o consumo de energia solar fotovoltaica. A iniciativa é do governador Marconi Perillo (PSDB), planejada e executada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Secima), com apoio da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

Outro resultado importante para o desenvolvimento econômico e social do Estado é o Casa Solar, um projeto da Agência Goiana de Habitação (Agehab), que teve grande apoio do Fórum. O programa, que está instalando sistemas de energia solar fotovoltaica em loteamentos vinculados aos Programas Habitacionais, é capaz de gerar até 70% de economia na conta de energia das famílias de baixa renda que são contempladas.

Com estas iniciativas, Goiás tem avançado cada vez mais em busca do seu lugar ao sol e, simultaneamente, feito com que o País some pontos positivos em suas esferas socioeconômica, ambiental e estratégica. Redução dos gastos de energia elétrica para a população e empresas; atração de novos investimentos; geração de empregos; aquecimento das economias locais, regionais e nacional; desenvolvimento de uma nova cadeia produtiva; geração de energia limpa e sustentável; diversificação da matriz elétrica brasileira; e diminuição de perdas por transmissão e distribuição são alguns dos inúmeros benefícios que o Brasil está ganhando com o fomento à energia solar fotovoltaica.