Ícone alego digital Ícone alego digital

Doação de Sangue na Alego

05 de Abril de 2018 às 16:00
Crédito: Denise Xavier
Doação de Sangue na Alego
Encerramento da 11ª edição do Dia de Doação de Sangue
Campanha da Assembleia Legislativa de Goiás em parceria com o Hemocentro colhe 70 doações de sangue de servidores durante a 11ª edição, realizada nesta quinta-feira. Novas edições serão agendadas.

O balanço da 11ª edição do Dia de Doação de Sangue contabilizou 70 doações, sendo 45 pelo período da manhã e 25 pelo período da tarde. A coleta se deu em uma unidade móvel que ficou estacionado na porta da Assembleia. Trata-se de uma parceria da Casa com o Hemocentro. Além de funcionários e parlamentares, o público que transita pelo Palácio Alfredo Nasser também aderiu à campanha, que tem por objetivo ajudar a abastecer o estoque do Hemocentro.

A parceria tem contribuído de forma efetiva para o aumento no número de bolsas de sangue nas unidades de saúde. No ano passado foram registradas 69 doações, sendo 29 no período da manhã e 40 no período da tarde. A iniciativa partiu da Mesa Diretora da Casa, Secretaria de Recursos Humanos e Seções de Serviços Médicos, Odontológicos e Serviço Social.


Enfermeira do Hemocentro, Mirna Cartaxo elogiou os servidores da Casa, que ao longo dos anos vêm sempre contribuindo com um número significativo de doações de sangue. Segundo ela, a demanda de sangue é crescente durante todo o ano, lembrando que o Hemocentro distribui para todo o Estado. “Nunca temos estoque de sangue sobrando, por isso é tão importante um gesto nobre como este.”

Servidora da Assembleia, Ana Carolina Lourenço deu seu testemunho do quanto é gratificante doar sangue. “É algo que não irá me fazer falta, sempre que posso estou doando e os bancos de sangue estão precisando. As pessoas não precisam ter medo de doar por se tratar de algo simples e rápido. Se cada um fizer sua parte podemos salvar muitas vidas”, enfatizou.

Condições para doação 

Alguns pré-requisitos são importantes para quem deseja doar sangue. Dentre eles, pesar no mínimo 50 Kg, ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação oficial com foto, não ter feito cirurgia e tatuagem recentemente, não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior, não ter fumado nas últimas horas, ter dormindo ao menos seis horas de sono na noite anterior.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.