Ícone alego digital Ícone alego digital

José Vitti destaca modernidade de novo painel eletrônico

24 de Abril de 2018 às 19:00
Crédito:
José Vitti destaca modernidade de novo painel eletrônico
Novo painel da Assembleia

A sessão plenária desta terça-feira,24, da Assembleia Legislativa marcou o início do funcionamento do novo painel eletrônico do Plenário Getulino Artiaga. O novo equipamento começou a ser instalado na última sexta-feira por técnicos da empresa que gerencia os painéis eletrônicos da Casa e apesar de já estar registrando as atividades parlamentares nas sessões ordinárias ainda passa por testes e instalação de outros componentes que vão permitir o registro dos deputados estaduais apenas por meio da biometria (impressão digital) ou por meio da palma da mão.

O presidente da Alego deputado estadual José Vitti (PSDB) ressaltou a importância do investimento do Poder Legislativo Estadual no que há de mais moderno no mercado para aferir a frequência dos parlamentares e o controle de votações nos parlamentos no Brasil. “É um painel bem mais moderno. Ele vai trazer mais transparência, nós vamos eliminar qualquer tipo de problema, tendo em vista que as presenças serão aferidas apenas com a digital ou com a palma da mão. Estamos dando sequência naquilo que é o nosso propósito de tornar as sessões cada vez mais seguras e transparentes”, destacou.

Vitti também reiterou que o investimento no novo painel é um legado da 18ª legislatura. “Nós somos um colegiado eu acho que é uma decisão da grande maioria. Eu sempre tive apoio de todos os meus colegas, principalmente no que tange à questão de transparência e abertura da Casa perante à sociedade”, concluiu.

Alguns deputados também elogiaram a nova tecnologia implantada no Plenário Getulino Artiaga. O radialista Carlos Antonio (PSDB) cumprimentou a decisão da Mesa Diretora pela iniciativa. “Um poder importante, como o Legislativo, tem que se apresentar à população com aquilo que existe de mais moderno e painel agora instalado dignifica a Casa”, assinalou. Carlos Antonio destacou também a segurança que o novo painel oferece. “Eu acho que isso evita comentários maldosos de que deputados teriam sua presença marcada por outro”, acrescentou.

A deputada estadual Lêda Borges (PSDB) de igual forma disse que a atualização tecnológica do painel eletrônico é uma importante e necessária inovação. “Quanto mais transparência se dá a qualquer processo, menos dúvida surgem. Então essa busca pela transparência, que é o respeito ao cidadão nessa Casa de leis, traz também a diminuição das dúvidas quanto ao nosso desempenho e a nossa participação na Casa”, finalizou.

Técnicos começam agora a adequar o painel eletrônico do Auditório Solon Amaral, onde acontecem as reuniões das comissões da Alego. A substituição e modernização do sistema de painéis da Alego foi autorizada por José Vitti em novembro do ano passado como uma das medidas administrativas para trazer maior segurança e evitar episódios em que haja questionamento sobre o resultado de votações ou sobre a presença dos parlamentares nas sessões da Casa.

 A instalação do sistema de biometria faz parte de um conjunto de medidas seguindo a linha de transparência e legalidade adotada pela atual gestão que no final do ano passado apresentou Projeto da Mesa Diretora alterando o Regimento Interno da Assembleia Legislativa no que tange à frequência dos deputados nas atividades parlamentares.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.