Ícone alego digital Ícone alego digital

Combatendo a hipertensão

26 de Abril de 2018 às 16:38
Crédito: Y. Maeda
Combatendo a hipertensão
Campanha do Dia de prevenção à hipertensão
Servidores e visitantes da Alego tiveram o "Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial". Monitoramento de pressão e glicemia e orientações foram disponibilizados pela Seção de Promoção Social da Casa.

O Dia de Prevenção à Hipertensão Arterial atendeu, nesta quinta-feira, 26, cerca de 400 funcionários e visitantes. No dia dedicado a esta campanha a Assembleia Legislativa de Goiás, através da Divisão de Saúde e Promoção Social, realizou, durante todo o dia, aferição da pressão e teste de glicemia. Os exames foram realizados por médicos e enfermeiros que atuam na Seção Médica da Assembleia Legislativa e atenderam, tanto os servidores da Alego, quanto visitantes. No período matutino foram feitos cerca de 235 testes de glicemia e 227 aferições de pressão, já no período da tarde foram 165 testes de glicemia e 147 aferições.

O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial é celebrado em 26 de abril. Este dia, de acordo com a chefe da seção de Serviços Sociais da Alego, Neide Castro, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial. Os profissionais destacam que o teste de glicemia é importante instrumento na prevenção da pressão alta.

A hipertensão é o aumento da pressão arterial, ou seja, é quando a pressão do sangue na parede dos vasos é muito forte, ficando acima dos limites normais (120 mmHg/ 80 mmHg ou 12x8). A hipertensão arterial pode causar lesões nos órgãos como: cérebro, coração, rins e olhos. É uma doença silenciosa e assintomática, e que metade das pessoas hipertensas desconhece o diagnóstico. Considera-se pressão alta quando os valores são iguais ou superiores a 140 mmHg ou 14x9.

Entretanto a hipertensão arterial tem tratamento e controle, que pode ser feito com ou sem medicamento, dependendo da avaliação médica. De acordo com a acadêmica do curso de enfermagem e estagiária da Seção Médica da Casa, Camila Bastos, diversos procedimentos podem ser adotados para o cotidiano e que auxiliam no controle da pressão. “Cuidados como, diminuir o consumo do sódio, medir periodicamente a pressão, não fumar e evitar bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos, auxiliam bastante para prevenção desse e de outros males”, explicou.

Camila explicou ainda os diferentes tipos de hipertensão  e quais as principais fatores que podem contribuir para o aparecimento da doença. “Existem duas categorias de hipertensão, a essencial e a primária. A primária é aquela que surge sem causa esclarecida, enquanto a secundária ocorre devido à uma doença identificável, como insuficiência renal, apneia do sono, hipotireoidismo, ou seja, não sabemos a causa exata, sabemos que é uma condição multifatorial”. 

O representante da Associação Metropolitana de Atenção ao Diabético (ANAD) e servidor da Casa, André Fabrício Cardoso Silva falou sobre a importância de exames como o teste da glicemia e explicou o procedimento. “O teste de glicemia é realizado para medir a taxa de glicose na circulação sanguínea e é muito utilizado para investigar o diagnóstico de diabetes, e para monitorar as taxas de açúcar no sangue de pessoas diabéticas ou com risco para esta doença”, declarou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipertensão arterial é uma das principais causas de infarto agudo do miocárdio e derrames. Está entre as principais causas de morte no mundo inteiro, matando quase 10 milhões de pessoas por ano. A pressão alta ainda pode levar à insuficiência renal e problemas na visão. Sobre a Diabetes a OMS afirma que mais de 420 milhões de adultos têm a doença no mundo.

Renata Paixão de Sousa, servidora da Casa, que está grávida de 6 meses, parabenizou a iniciativa do evento. “Eventos como este me fazem repensar na minha saúde e agora na saúde do meu bebê, temos que nos prevenir, e a Assembleia está de parabéns pois mostra que se preocupa com o bem-estar dos funcionários. Acredito que esses exames podem diagnosticar precocemente a doença e minimizar as complicações dela”, afirmou.  

O evento ocorreu no Saguão da Casa, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia das 8 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas. Na parte da manhã era necessário estar com jejum de 12 horas para realizar os exames, entretanto, a partir do período vespertino os profissionais contaram com um novo equipamento de monitoramento de glicose sanguínea que não exigia o jejum.


Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.