Ícone alego digital Ícone alego digital

Jeferson Rodrigues discute projeto com profissionais da enfermagem

23 de Maio de 2018 às 14:51

Está agendada para a próxima segunda-feira, 28, a partir das 9 horas, no Auditório Costa Lima, audiência pública com os profissionais da enfermagem, promovida pelo deputado Jeferson Rodrigues (PRB) para debater o projeto de lei 4434/17, de sua própria autoria, que prevê disponibilização de local adequado de descanso aos profissionais da enfermagem. O projeto em questão busca normatizar esse direito aos profissionais.

De acordo com pesquisa realizada em 2016 pelo Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), o Estado conta, atualmente, com a atuação de mais de 50 mil profissionais na área de enfermagem. Deste total, a maior parte corresponde a profissionais de nível técnico (cerca de 65%). Dos demais, aproximadamente 25% possuem nível superior e os 10% restantes atuam como auxiliares. A partir de relatos coletados junto a trabalhadores do setor, a pesquisa citada identificou, dentre outros aspectos, esta questão relacionada à inexistência de locais adequados ao descanso dos referidos profissionais.  

No início do mês, o deputado realizou uma reunião para discutir esse tema e que resultou no agendamento da audiência pública. Na reunião estiveram presentes a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Flúvia Pereira Amorim da Silva, do vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás, Sílvio José de Queiroz, do presidente da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Goiás, Luciano de Moura Carvalho, da coordenadora do curso de graduação em enfermagem da PUC Goiás, Vanusa Anastácio Usier Leite, do vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Goiás, Wesley Franco de Melo, e da conselheira do Conselho Federal de Farmácia, Sueza Abadia de Souza Oliveira.  

Jeferson Rodrigues destacou que a importância da proposta por ele apresentada se dá pelo fato de que garantir a valorização e a melhoria das condições de trabalho dos enfermeiros significa garantir diretamente a qualidade de atendimento prestado por estes profissionais aos seus pacientes. Temas como o reajuste do piso salarial dos enfermeiros e da jornada de trabalho, também serão discutidos durante a audiência. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.